Tel. (11) 3291-4433

Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (CRAI)

capa-servicos-craiO Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (CRAI) iniciou suas atividades em novembro de 2014 dentro de um contexto de construção de políticas públicas voltadas para a população imigrante da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, que convidou o Sefras para administrar o serviço em parceria com a Prefeitura de São Paulo. O CRAI realiza atendimentos institucionais e itinerantes, além de atividades que o serviço desenvolve com o público atendido.

Presente junto às comunidades migrantes e atuando próximo dessa enorme diversidade que reside nas distintas comunidades, o CRAI atua na promoção dos direitos dos migrantes no Brasil através de uma perspectiva de direitos humanos, sempre objetivando a integração social, produtiva, política e cultural dos atendidos. Neste sentido, o serviço oferece orientações gerais e atendimento de portas abertas, bem como atendimento jurídico especializado a partir de uma parceria com a Defensoria Pública da União. Também organiza um curso de português, rodas de conversa, oficinas, entre outras atividades. Uma questão que se destaca na atuação do CRAI está na construção – junto às comunidades, sociedade civil em geral e ao poder público – de políticas públicas de proteção ao migrante.

Como conquistas significativas do serviço podemos listar, além da consolidação do mesmo em um tempo relativamente curto, mais de oito mil atendimentos até junho deste ano, a realização de quatro cursos de português para imigrantes, a participação no Comitê Intersetorial de Políticas para Imigrante e a consolidada parceria com a Defensoria Pública da União.

O serviço está situado no bairro da Bela Vista, região central de São Paulo e de fácil acesso, além de estar próximo de bairros como a Liberdade, Glicério, Santa Cecília, Bom Retiro e Pari, onde a presença de imigrantes é considerável. Segundo apuração do serviço, muitos imigrantes ainda não têm acesso ao mundo do trabalho. A maioria encontra dificuldades para conseguir trabalhos semelhantes aos que tinha em seu país de origem. Isso sem contar as dificuldades com a língua portuguesa e com a burocracia brasileira que impõe diversos obstáculos à validação de diplomas, entre outras documentações. Além disso, o déficit de vagas em creches, escolas e outras formas de precariedade de serviços os afetam, como à toda a classe trabalhadora brasileira. É no sentido de fortalecer as comunidades e famílias imigrantes para promover uma integração delas à sociedade que o CRAI foi criado.

Público – Imigrantes e Refugiados
Atendidos – 450 pessoas/mês
Idade – sem restrições

Endereço e contato:
Rua Major Diogo, 834 – Bela Vista, São Paulo – SP
CEP 01324-000
Tel. (11) 2361 5069 ou (11) 23613780