Tel. (11) 3291-4433

Sefras Prevenção (Cefran)

capa-servicos-cefranO Sefras Prevenção, também conhecido como Centro Franciscano de Luta contra a AIDS (CEFRAN) é um serviço o Sefras que há 22 anos vem atuando no combate à AIDS e DSTs e no atendimento à população que vive e convive com doenças sexualmente transmissíveis. Quando foi criado, em 1994, a epidemia de AIDS vivia seu auge, e com esse isso proliferavam histórias assustadoras e ameaçadoras que estimulavam o surgimento de estigmas e preconceitos em torno desta população afetada. Tendo em vista essa realidade, especialmente social, foi criado o espaço de acolhimento e solidariedade.

Com os avanços da ciência e da medicina, a procura pelo serviço diminuiu com os passar dos anos e muitos dos antigos atendidos sequer procuram o serviço por já se sentirem fortalecidos e estarem em condições de seguirem suas vidas sozinhos. Mas isto não diminui a importância do serviço. Ainda há muito preconceito e falta de informação em torno da questão e lidar com isso é um grande desafio.

Com a mudança de perfil da epidemia, que hoje atinge mais jovens, as ações do Sefras Prevenção voltaram-se para a juventude afetada, tanto no atendimento de infectados quanto na prevenção, especialmente nas regiões do Jardim Peri Alto e Vila Nilo (zona norte de São Paulo), além de Guaianazes e São Miguel (zona leste). Busca-se , também, a adesão dos participantes  com HIV/AIDS aos tratamentos oferecidos, além de ser dado o incentivo ao protagonismo e participação das pessoas atendidas nos espaço de construção de políticas públicas, fortalecimento do SUS, além de fóruns e seminários sobre o tema.

Público – pessoas com HIV e AIDS
Participantes –
Idade – 18 a 70 anos

Endereço e contato:
Avenida 9 de Julho, 40, Cj. 10 A e 10 B – São Paulo – SP
CEP 03175-010
Tel.