Tel. (11) 3291-4433

Tenda Franciscana: a vivência da casa comum no centro de São Paulo

  • quarta-feira, 27 de maio de 2020

Fotografia: Danilo Quadros

A encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco, nos ensina a importância em zelar pela Casa Comum, ou seja, em cuidar de todos os seres que compõem a natureza. O Serviço Franciscano de Solidariedade – SEFRAS, exercita vivenciar esse ensinamento em todos os programas, projetos, debates e ações. Uma rica experiência é a Tenda Franciscana.

A tenda é um dentre os muitos projetos que compõe a Ação Franciscana de combate à COVID-19. Localizada no Largo São Francisco, tem como objetivo distribuir marmitas prontas para a população em situação de rua no centro de São Paulo. Com a situação da quarentena na cidade, muitos comércios fecharam suas portas, grupos e pessoas deixaram de distribuir alimentos na região e como consequência aqueles que dependiam dessas iniciativas passaram a viver com a incerteza da alimentação e o medo da fome.

Fotografia : Francio de Holanda

O Frei Diego Melo, ressalta a importância de estar ao lado daqueles que mais necessitam: “ Nós enquanto Serviço Franciscano de Solidariedade, estamos aqui para reafirmar o nosso compromisso de acolher, cuidar e defender aqueles que mais precisam” Frei Diego é o Vice-Diretor Presidente do SEFRAS e assumiu neste tempo a coordenação da tenda, contando com o apoio de outros frades, irmãs e principalmente de voluntários.

Fotografia: SEFRAS

Diariamente, são distribuídas 2.600 refeições para pessoas em situação de rua ou pessoas que

de alguma forma perderam seu sustento em decorrência da pandemia. Esse trabalho solidário só é possível graças as doações que temos recebido, do voluntariado de diversas pessoas que sensibilizadas vieram somar nessa missão.

Tomando todos os cuidados necessários quanto a proteção dos Frades e voluntários, como a utilização de EPIs, orientação de distanciamento seguro na fila e higienização das mãos dos acolhidos, essa iniciativa busca garantir de forma segura a distribuição de alimentos.

Hoje faz dois meses que iniciamos o projeto e percebemos a cada dia o quanto ainda temos a fazer. Para que possamos continuar com este trabalho, sua contribuição é muito importante.

Acesse nossas plataformas de doação e contribua com essa causa!

Para doar quentinhas prontas clique aqui.

Para doar de forma on-line, via cartão de crédito e boleto bancário, clique aqui.