Highslide for Wordpress Plugin


O Sefras

Foto_destaque_pag_Sefras

Quem somos?

Coordenado pelos Frades Franciscanos (OFM) da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, o Serviço Franciscano de Solidariedade (Sefras) é uma organização de assistência social com a missão de “promover ações e atitudes de solidariedade com os empobrecidos e marginalizados, contribuindo para o exercício da cidadania e inclusão social, no modo franciscano de viver e anunciar o evangelho”

 Como tudo começou…

Francisco de Assis foi um cristão sensível ao sofrimento dos empobrecidos da sua época. Sua conversão aconteceu, em 1209, por meio do encontro com a desigualdade social e a miséria do seu tempo. Cuidou dos excluídos e resgatou a dignidade deles.

Chegada ao Brasil…

Desde a chegada ao Brasil, em 1500, os franciscanos,  seguindo o exemplo de Francisco, promovem atendimentos à população empobrecida do entorno dos conventos.

Histórico…

Ao final da década de 90, existiam três obras sociais ligadas ao Convento São Francisco, no centro de São Paulo: A Comunidade Missionária entre os Sofredores (CMSR), a Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes (Educafro) e o Centro Franciscano de Luta contra a Aids (Cefran). Essas obras funcionavam como atividades autônomas. A partir do  reconhecimento da assistência social  como direito, em1988, a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, criou, em 2000, o Sefras com o objetivo de unificar institucionalmente as diversas obras sociais a fim de conduzi-las como missão.

 Nossa Solidariedade….

Nossa solidariedade se expressa no acolhimento, no atendimento emergencial às necessidades básicas, nas atividades socioeducativas, na convivência fraterna, nos encaminhamentos para a rede socioassistencial do municipio e na promoção dos Direitos Humanos e Sociais. Além disso, promovemos o exercício da cidadania por meio das participações em espaços de controle e reivindicações de políticas públicas.

Quem atendemos…

Somos solidários às crianças e adolescentes, pessoas em situação de rua, catadores de materiais recicláveis, idosos, pessoas vivendo com HIV, pessoas em conflito com Lei e imigrantes. Estamos presentes nos Estados de SP, RJ e PR.