19 de fev de 20222 min

Boletim 19.02 A dor da perda

No caminho até o trabalho havia uma pequena multidão seguindo ao cemitério. O choro do luto silenciava os passos da assistente social Rosângela Pezoti, coordenadora programática do SEFRAS, que está na linha de frente do Programa de Emergência do SEFRAS em Petrópolis (RJ).
 

 

O caminho, hoje, é mais curto. Com a sede do SEFRAS em zona de risco, ela se direcionou aos salões da Igreja Nossa Senhora Aparecida, na comunidade Oswaldo Cruz, onde sua equipe faz atendimento social a famílias e, no espaço ao lado, recebe crianças em um ambiente seguro e de cuidado.
 

 
Um local em que 80 famílias encontraram conforto em meio à tragédia. Um local que tem produzido um diagnóstico territorial a partir de visitas ativas pela comunidade – só hoje foram 15 – que apontam para os desafios de assistência social e humanitária na região pós tragédia.
 

 
Em comum, essas famílias precisam de alimentos, água potável, habitação e lidar com o trauma de ter perdido tudo, ou perceber, por estar em risco, que vão perder. “Todos estão abalados emocionalmente e precisam realmente de ajuda”, avalia Rosângela.
 

 
O SEFRAS tem recebido e distribuído doações para famílias que mais precisam. Comida, água, produtos de

higiene. Mais: tem contribuído e liderado a logística articulada entre as organizações sociais que estão em Petrópolis como ajuda humanitária.
 

 
A experiência de Rosangela mostra que há questões ainda mais profundas que devem ser ouvidas. “Nesta situação, em que as pessoas perderam tudo, é preciso ter a capacidade de sentir empatia. Talvez a palavra empatia não seja a melhor. O importante mesmo é criar vínculos com essas famílias, entender a dor do outro. Mas isso demora”.
 

 
Com o potencial de mais de 300 famílias a atender nos próximos dias, a vivência de estar junto a quem tudo perdeu pode ser tão lúgubre quanto o cortejo visto na manhã. Mas a esperança depositada em cada atendimento mostra que o cuidado e a acolhida são mais que valores franciscanos, mas uma experiência que traz conforto a quem precisa.
 

 

PONTO REFERÊNCIA SEFRAS EM PETRÓPOLIS.
 
Centro Educacional Terra Santa
 
Rua Visconde de Itaboraí, 175, Valparaíso – Petrópolis – RJ  
 

 
PONTOS DE COLETA DE DOAÇÕES
 

 
Petrópolis 
 
Centro Educacional Terra Santa
 
Rua Visconde de Itaboraí, 175, Valparaíso – Petrópolis – RJ  
 

 
São Paulo 
 

 
Chá do Padre
 

 
R. Riachuelo, 268 – Sé, São Paulo – SP

    130
    0