top of page
  • Equipe SEFRAS - Ação Social Franciscana

Boletim 22.02 – Momentos de infância

O espaço de proteção e cuidado para crianças criado pelo SEFRAS, localizado na comunidade Oswaldo Cruz, em Petrópolis, tem avançado em sua missão. Desde o dia 18, a equipe técnica franciscana tornou o lugar um ponto de escuta qualificada e seguro para 36 crianças vítimas da tragédia. Mas, hoje, foi além, conseguindo trazer um pouco de diversão e brincadeiras a cada uma.

Se na semana passada elas choravam muito, traumatizadas pela catástrofe da qual sobreviveram, desde ontem (21) têm se mostrado mais ativas e respondendo melhor às atividades. O trabalho permanente das assistentes sociais e educadoras franciscanas e dos próprios freis, com conforto espiritual, tonou isso possível.

Todas elas vivem em comunidades como Osvaldo Cruz, Virada, Vila Militar e Vila São José, território de atuação do SEFRAS há quase 20 anos, com o serviço Franciscano de Convivência da Criança e do Adolescente – Gente Viva. Com o edifício franciscano em zona de risco, por causa dos desabamentos, toda a equipe foi transferida para outro local na paróquia Nossa Senhora Aparecida.

Como suas famílias, essas crianças fazem parte de um contingente de pessoas que estão hoje desabrigadas, com suas casas destruídas, ou desalojadas, aquelas que tiveram que sair de suas casas em zona de risco. Essas sempre são consideradas nos diagnósticos locais.

No entanto, uma visão mais apurada sobre a realidade da periferia de Petrópolis mostra outras duas situações. A

Já outras famílias não tiveram seus imóveis afetados, mas, com a economia de Petrópolis ainda problemática, não têm renda para manter suas necessidades mais básicas. Assim, precisam de toda a ajuda possível das organizações humanitárias, que como o SEFRAS, está lá.

Os franciscanos têm atuado com todas essas realidades, a partir da identificação inicial de 300 famílias para o início do trabalho socioassistencial. São quase 1200 pessoas que têm sido acompanhadas pela equipe do SEFRAS. Mas, visto o contesto trágico que se impõe em Petrópolis, com novas enchentes na tarde de hoje (22), esse número será exponencialmente maior nos próximos dias.

Quer Contribuir? Todo o trabalho emergencial é apoiado pela campanha Ação Franciscana SOS Petrópolis. Contribuições podem ser feitas pelo site ou por doações bancárias: Banco Santander Ag.:3397, CC: 13003297-3.– chave PIX (CNPJ): 11.861.086/0004 -06. bitly.com/SOSpetropolis

PONTO REFERÊNCIA SEFRAS EM PETRÓPOLIS. Centro Educacional Terra Santa Rua Visconde de Itaboraí, 175, Valparaíso – Petrópolis – RJ

PONTOS DE COLETA DE DOAÇÕES

Petrópolis Centro Educacional Terra Santa Rua Visconde de Itaboraí, 175, Valparaíso – Petrópolis – RJ

São Paulo Chá do Padre Riachuelo, 268 – Sé, São Paulo – SP

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page