top of page
  • vitoriamartins3

Conheça o Programa de Intercâmbio Sefras

Por: Vitoria Martins

Logo do Programa de Intercâmbio Internacional do Sefras.

O Sefras, por intermédio dos Frades Alemães, desenvolveu o Programa de Intercâmbio Internacional Sefras em parceria com o Projeto Antonius, da Alemanha.

Com esse novo projeto, vamos enviar 4 jovens entre 18 e 29 anos para um intercâmbio de um ano nas terras germânicas. O objetivo é promover experiências trocas socioculturais para os jovens brasileiros, visando formação cultural e incentivo à atitude de solidariedade.

A Rede Antonius é reconhecida pelo seu trabalho e é certificada pelo Governo Alemão para receber jovens do mundo inteiro para experiências de intercâmbio e trabalho voluntário.

A rede é reconhecida como um serviço voluntário federal, como estágio preliminar para profissões sociais e como parte prática para adquirir qualificação técnica avançada de entrada na faculdade ou espaço profissional através do certificado que os participantes recebem ao final do programa.

Os participantes que irão no mês que vem para a Alemanha ficarão hospedados no convento franciscano de Fulda e participarão de forma voluntária dos Projetos do Antonius nas áreas oferecidas pelo Intercâmbio: Social, Arte, Alimentação, Agricultura e Horticultura.

Os jovens ficarão hospedados no convento dos frades alemães e os gastos adicionais, como transporte público, serão custeados pelo Sefras. Eles ainda terão aulas de alemão e a responsabilidade de escrever um diário de bordo, que você pode acompanhar nas nossas redes sociais.

Conheça os nossos Intercambistas!

Participantes do Programa de Intercâmbio Internacional do Sefras.

Ana Maria

Ana Maria tem 24 anos, nascida em São Bernardo do Campo. É estudante de psicologia e começou como voluntária no Sefras em 2019, mas hoje é estagiária de psicologia no CRAI, serviço voltado para o atendimento de imigrantes e refugiados.

Ana Maria, participante do Programa de Intercâmbio Internacional do Sefras.

"Minhas expectativas para a Alemanha são muito grandes. Principalmente pelo conhecimento que a cultura pode me trazer, mas também pelo crescimento profissional"




Graciana

Graciana tem 32 anos e é de Petrópolis - RJ. Formada em teatro, foi uma das fundadoras do Gente Viva, serviço do Sefras voltado para o atendimento de crianças e adolescentes na cidade de Petrópolis.

Graciana, participante do Programa de Intercâmbio Internacional do Sefras.

"Esse intercâmbio vai ser muito importante culturalmente e para descobrir outros tipos de voluntariado, pois na Alemanha eles têm um jeito diferente de trabalhar. E vai ser importante trazer esse conhecimento de volta para o Brasil”



Nicole

Nicole, participante do Programa de Intercâmbio Internacional do Sefras.

Nicole tem 18 anos e é de Brasilândia. Ela trabalha no projeto do Sefras voltado para o atendimento de crianças e adolescentes, o Perfeita Alegria Peri, no Jardim Peri Alto.


“Espero ter contato com outra cultura, outra língua e me desafiar”



Samuel

Samuel, participante do Programa de Intercâmbio Internacional do Sefras

Samuel é do Mato Grosso do Sul, tem 22 anos e é formado em Educação Física.



“Minha expectativa é de crescimento e evolução pessoal e espero poder ajudar o próximo com o programa”




Veja também nosso vídeo de apresentação!


O Sefras

O Sefras é uma organização humanitária que luta todos os dias no combate à fome, a violações de direitos e inserção econômica e social de populações extremamente vulneráveis: pessoas em situação de rua, crianças pobres, imigrantes e refugiados, idosos sozinhos e pessoas acometidas pela hanseníase.

Guiados pelos valores franciscanos de Acolher, Cuidar e Defender, atua pelo Brasil atendendo mais de 4 mil pessoas todos os dias. São serviços diários que promovem apoio social e jurídico para população em situação de rua, acolhimento e inclusão social de imigrantes, contraturno escolar para crianças e adolescentes, convivência e proteção de idosos, além de ações de defesa dos direitos e melhoria de políticas públicas voltadas a esses grupos.

Para ajudar quem tem fome na cidade de São Paulo e do Rio de Janeiro, o Sefras atua distribuindo mais de 2 mil refeições diariamente, além de distribuir cestas básicas, itens de higiene e cobertores e roupas de frio.

Ajude o nosso trabalho nesse dia especial. Você pode ajudar doando itens , em São Paulo, no Chá do Padre, na Rua Riachuelo, 268 – Centro. Tel: (11) 3105-1623 e no Rio de Janeiro na Tenda Franciscana no Largo da Carioca, s/ n, Centro.

Você também pode doar qualquer quantia pelo nossosite ou pelo pix: sefras@sefras.org.br.

5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page