top of page
  • Foto do escritor

Jovens do Jardim Peri participam da 8ª Caminhada Franciscana da Juventude


Os adolescentes participantes do SEFRAS Peri marcaram presença na 8ª Caminhada Franciscana da Juventude realizada de 11 a 13 de janeiro na cidade de Curitibanos em Santa Catarina. O tema escolhido para a Caminhada foi “São Francisco e o Sultão: rompendo fronteiras no diálogo pela paz”, recordando os 800 anos do encontro de Francisco de Assis com o Sultão em Damietta.

No total, os jovens caminharam 62 km durante os três dias entre as cidades de Frei Rogério e Curitibanos. “O intuito desta atividade foi reunir jovens de todo o Brasil para uma vivência baseada nos passos de São Francisco, através do contato com a natureza, população local, hábitos cotidianos. Foi um processo de imersão espiritual, através das propostas oferecidas em cada momento de mística e reflexão coletiva e individual”, comenta o educador social do serviço, Fábio Paulo.

Durante toda a caminhada, o sino era o símbolo de que os jovens eram chamados à oração. “Essa atividade teve uma importância muito grande, principalmente em enxergar o protagonismo juvenil nas diferentes regiões do país e as diversas formas que os jovens e adolescentes estão se mobilizando para transformar o meio social em que vivem, através da vivência espiritual baseados nos princípios de São Francisco de Assis.

Tendo em vista que cada um, ao participar da atividade passa por inúmeras provas de resistência física, mental e espiritual que pôde contribuir para o desenvolvimento de um ser humano mais íntegro, preocupado com o outro e com o meio onde vive”, ressalta Fábio. Para ele, a forma que os moradores acolheram os visitantes mostra que ainda existem pessoas capazes de realizar o bem e de se entregar para o outro, amando e cuidando mesmo sem conhecer.

“Vale ressaltar que para essa vivência os lugares onde percorremos, contribuíram na conscientização da preservação da natureza e o quanto a vida depende dos recursos naturais, verde, água e terra. Foram três dias onde percorremos os mais diferentes tipos de terreno, chuva, sol, lama, planícies, morros e cascalhos e trazemos de volta muita história na bagagem”, finaliza.

Confira mais imagens da atividade:

9 visualizações0 comentário
bottom of page