A casa Perfeita Alegria da Luz, Centro de Referência dos Direitos da Criança e do Adolescente, administrado pelo Sefras - Ação Social Franciscana em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SMDHC) e Cidadania e financiado pelo Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, foi palco de uma importante ação em parceria com a SMDHC, como parte do 12º Festival de Direitos Humanos. O evento abordou o tema “Enfrentamento ao Racismo no Atendimento de Crianças e Adolescentes” e promoveu reflexões sobre o papel das políticas públicas na garantia de direitos para todas as pessoas.
A programação contou com uma palestra inspiradora de Daniel Almeida, da Coordenação de Promoção da Igualdade Racial (CPIR), que trouxe perspectivas fundamentais sobre como combater o racismo estrutural nos atendimentos de crianças e adolescentes. Além disso, o evento foi enriquecido com uma apresentação cultural emocionante das crianças e mulheres do CAE Maria Maria, que encantaram o público com danças angolanas, simbolizando a força e a riqueza da cultura afrodescendente.
O 12º Festival de Direitos Humanos reforça a importância da participação cidadã no acompanhamento das políticas públicas e na luta por igualdade e justiça. Com o tema deste ano, “Cidade, Cidadania e Cidadão”, o festival se propõe a refletir sobre a construção de uma sociedade mais inclusiva, e o Sefras em orgulho de fazer parte dessa jornada.
A construção de um mundo mais justo passa pelo diálogo e pela ação conjunta. Este evento foi uma oportunidade de reafirmarmos nosso compromisso com a luta contra o racismo e pela promoção dos direitos das crianças e adolescentes.
Comments