top of page
  • Equipe SEFRAS - Ação Social Franciscana

Por que falamos sobre política?


O novo episódio do podcast Chá com SEFRAS vai ao ar hoje, sexta-feira 23, e trata do envolvimento dos franciscanos no meio político. Para debater o tema foram convidados Fábio Paes, coordenador de Advocacy do SEFRAS, e Frei Marx dos Reis, que já participou do episódio piloto.

Durante a conversa, buscam responder o por que os franciscanos falam sobre política e eleições?

O contexto atual do Brasil é de forte intensificação da desigualdade social, da desestruturação das instituições de representação, da volta do Brasil ao mapa da fome e do contínuo desmonte de políticas públicas que afetam o campo, a cidade, as florestas e as populações mais carentes. Diante disso surge a questão: qual é o papel dos franciscanos?

“Política é a forma como nós nos organizamos e a forma como nós criamos os acordos públicos sobre determinado tema ou realidade” afirma Fábio durante a gravação. “Somos política em tudo”.

Complementando, Marx coloca que “nós [franciscanos] estamos ao lado dos pobres, somos movidos por eles”, afirma, “se a gente entende que os franciscanos devem estar ao lado dos mais vulneráveis, então nosso lugar é ao lado deles, na luta para garantia de direitos”.

Desse modo, os franciscanos têm um compromisso para além do trabalho assistencial. São responsáveis também por lutar para garantir direitos e melhorar as condições de vida, apoiando e incidindo também em meios políticos.

“Temos que pegar isso [as necessidades dos públicos] e mobilizar as pessoas para que o poder público. Assim o Estado brasileiro e os estados de cada região possam efetivar políticas para resolver a questão da fome”, completa o coordenador. “O papel do SEFRAS é organizar essas agendas e mobilizar as pessoas para que políticas públicas sejam efetivadas.”

Ouça o podcast na íntegra pelas principais plataformas de streaming ou pelo nosso canal no Youtube.

O SEFRAS

O Sefras é uma organização humanitária que luta todos os dias no combate à fome, a violações de direitos e inserção econômica e social de populações extremamente vulneráveis: pessoas em situação de rua, crianças pobres, imigrantes e refugiados, idosos sozinhos e pessoas acometidas pela hanseníase.

Guiados pelos valores franciscanos de Acolher, Cuidar e Defender, atua pelo Brasil atendendo mais de 4 mil pessoas todos os dias. São serviços diários que promovem apoio social e jurídico para população em situação de rua, acolhimento e inclusão social de imigrantes, contraturno escolar para crianças e adolescentes, convivência e proteção de idosos, além de ações de defesa dos direitos e melhoria de políticas públicas voltadas a esses grupos.

Para ajudar na seguridade dos direitos da criança e do adolescente com nossos trabalhos, nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, você pode doar qualquer quantia pelo nosso site ou pelo pix: sefras@sefras.org.br.


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page