top of page
  • rodrigozavala8

Quaresma dá início à Campanha da Fraternidade

Atualizado: 26 de mar.

A Campanha da Fraternidade está completando 60 anos e, neste ano, o tema “Fraternidade e Amizade Social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (cf. Mt 23, 8). Fundamentada na Carta Encíclica Fratelli Tutti,  a CF tem como objetivo despertar os filhos e filhas de Deus para o valor e a beleza da fraternidade humana, como foco na promoção e no fortalecimento dos vínculos da amizade social, para que, em Jesus Cristo, a paz seja realidade entre todas as pessoas e povos.

Nesta quarta-feira, 14, o Papa Francisco enviou sua mensagem anual por ocasião da abertura da Campanha e salientou a importância do momento da Quaresma e do tema proposto para a promoção de uma sociedade mais fraterna, capaz de superar toda divisão, indiferença, ódio e violência.



“Como irmãos e irmãs, somos convidados a construir uma verdadeira fraternidade universal que favoreça a nossa vida em sociedade e a nossa sobrevivência sobre a Terra, nossa Casa Comum, sem jamais perdermos de vista o Céu, onde o Pai nos acolherá a todos como seus filhos e filhas. Infelizmente, ainda vemos no mundo muitas sombras, sinais do fechamento em si mesmo. Por isso, lembro da necessidade de alargar os nossos círculos para chegarmos àqueles que, espontaneamente, não sentimos como parte do nosso mundo de interesses (cf. FT 97), de estender o nosso amor a “todo ser vivo” (FT 59), vencendo fronteiras e superando “as barreiras da geografia e do espaço” (FT 1)”.

Na manhã de quarta-feira, o início oficial da Campanha da Fraternidade ocorreu, em Brasília (DF), em celebração presidida pelo secretário-geral do episcopado brasileiro e bispo auxiliar de Brasília, Dom Ricardo Hoepers, na Capela de Nossa Senhora Aparecida. A cerimônia de abertura foi às 10h, no Auditório Dom Helder Câmara.

Nesta quinta-feira, às 19h, a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, por meio do Santuário de Frei Galvão, justamente com a Arquidiocese de Aparecida, celebrará a abertura da Campanha da Fraternidade 2024, com uma Santa Missa presidida pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, e concelebrada pelos Freis e padres de toda arquidiocese.



109 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page