top of page
  • vitoriamartins3

Sefras recebe menção honrosa da OAB SP

Nesta quarta-feira, dia 6 de dezembro, foi realizado o seminário “75 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos: Construções, crise atual e desafios futuros”, organizado pela Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo (OAB SP). No evento, será debatido se esses direitos ainda estão ameaçados no Brasil e no mundo, além da entrega do Prêmio Franz de Castro Holzwarth, do qual o Sefras recebeu menção honrosa.

O prêmio foi criado em 1982 pela Comissão de Direitos Humanos da OAB/SP em homenagem ao advogado e militante Franz de Castro. Ele desenvolvia um projeto de evangelização entre os encarcerados de Jacareí, local onde nasceu seu município, e ajudou como mediador em uma rebelião entre os presos e as autoridades.

Na ocasião, acompanhou os presos durante a fuga como garantia de não repressão. Porém, a polícia violou o acordo estabelecido e metralhou o carro, matando Franz de Castro e os fugitivos.

Pela sua coragem e dedicação, Franz de Castro Holzwarth tornou-se o símbolo de defensor dos direitos humanos da OAB/SP. E o prêmio que carrega seu nome busca homenagear anualmente aqueles que se destacam na luta pela defesa dos direitos humanos.

Frei José Francisco, diretor-presidente do Sefras, em sua fala de agradecimento pela menção honrosa, ressaltou a importância do trabalho conjunto para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.

Nós trabalhamos todos os dias com pessoas que estão num processo muito violento de desumanização, e o Balcão [de Direitos Humanos] e a parceria [com a OAB] é profundamente significativo, pois estamos todos movidos por uma causa única. Principalmente em São Paulo, é impossível fazer algo sozinho, é uma cidade muito grande e com diversos desafios. Mas quando nos manifestamos e os desejos se convergem, somos fortalecidos e muita coisa bonita acontece.

Confira fotos do evento abaixo!



O Sefras

O Sefras é uma organização franciscana que luta todos os dias no combate à fome, a violações de direitos e inserção econômica e social de populações extremamente vulneráveis: pessoas em situação de rua, crianças pobres, imigrantes e refugiados, idosos sozinhos e pessoas acometidas pela hanseníase.

Guiados pelos valores franciscanos de Acolher, Cuidar e Defender, atua pelo Brasil atendendo mais de 4 mil pessoas todos os dias. São serviços diários que promovem apoio social e jurídico para população em situação de rua, acolhimento e inclusão social de imigrantes, contraturno escolar para crianças e adolescentes, convivência e proteção de idosos, além de ações de defesa dos direitos e melhoria de políticas públicas voltadas a esses grupos.

Para ajudar quem tem fome na cidade de São Paulo e do Rio de Janeiro, o Sefras atua distribuindo mais de 2 mil refeições diariamente, além de distribuir cestas básicas, itens de higiene e cobertores e roupas de frio.

Ajude o nosso trabalho nesse dia especial. Você pode ajudar doando itens , em São Paulo, no Chá do Padre, na Rua Riachuelo, 268 – Centro. Tel: (11) 3105-1623 e no Rio de Janeiro na Tenda Franciscana no Largo da Carioca, s/ n, Centro.

Você também pode doar qualquer quantia pelo nosso site ou pelo pix: sefras@sefras.org.br.



80 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page