top of page

Sefras renova parceria com a OAB SP e garante continuidade do Balcão de Direitos

  • Foto do escritor: Melissa Galdino
    Melissa Galdino
  • 7 de mai.
  • 2 min de leitura

O projeto Balcão de Direitos, que há seis anos oferece escuta, orientação e encaminhamentos gratuitos no centro de São Paulo, teve seu convênio renovado nesta semana entre o Chá do Padre, do Sefras – Ação Social Franciscana, e a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo (OAB SP). A cerimônia de assinatura da extensão aconteceu nesta terça-feira (6) e reafirma o compromisso com a promoção da cidadania e a defesa dos direitos humanos.


A iniciativa conta com a atuação de advogadas e advogados voluntários que oferecem orientações jurídicas sobre diversas questões: desde aposentadoria e benefícios sociais até resolução de processos antigos, emissão de documentos e dúvidas relacionadas ao direito de família. Vale destacar que o projeto não substitui o serviço de advocacia, mas orienta, acolhe e encaminha.


Frei Tiago, presente na assinatura, destacou que o Balcão de Direitos está em plena sintonia com o tripé que orienta o trabalho do Sefras: acolher, cuidar e defender. “Defender significa não apenas oferecer ajuda, mas reconhecer a dignidade de cada pessoa e garantir que seus direitos sejam respeitados. É um ato de amor político e profundamente franciscano”, afirmou. “Defender é, para nós, um gesto concreto de fé e justiça.”


"Este projeto é um exemplo de como o Direito pode transformar vidas. Agradeço aos voluntários, à Sefras e à Comissão de Direitos Humanos da OAB SP por tornarem possível esse trabalho essencial, que leva cidadania e esperança a quem mais precisa", afirmou Leonardo Sica, presidente da OAB SP, durante o evento de renovação.


Ao longo dos anos, o projeto já realizou milhares de atendimentos, transformando a vida de quem, muitas vezes, não sabia onde ou como buscar ajuda. Com a renovação da parceria, o Balcão de Direitos segue firme como um espaço onde o acesso à justiça deixa de ser privilégio e se torna direito, como deve ser.





Serviço: Balcão de Direitos no Chá do Padre 

Sextas-feiras, das 9h às 12h 

Rua Riachuelo, 268 – Centro, São Paulo/SP


Comments


bottom of page