top of page
  • Foto do escritor

SEFRAS tem como tema anual para 2019: Fraternidade, Culturas e Religiões


Todos os anos, o SEFRAS elabora um tema que será trabalhado no decorrer do ano. Este tema está sempre relacionado à espiritualidade franciscana e dá a tônica das diversas atividades que ocorrem de janeiro a dezembro na sede e em todos os serviços da instituição. Em 2019 o tema é Fraternidade, Culturas e Religiões. Neste ano de 2019 o nosso tema está relacionado ao histórico encontro de Francisco de Assis com o Sultão Melek el-Kamel do Egito. No tempo de São Francisco havia violentas guerras entre muçulmanos e cristãos por motivos religiosos e geo-políticos. Em um desses confrontos, em agosto de 1219, Francisco foi ao encontro do Sultão e ambos protagonizaram o “primeiro encontro inter-religioso” da história, mostrando à humanidade a possibilidade do diálogo e da paz.

Segundo o coordenador do setor de formação do Sefras, Brayan Filipe, o tema deste ano tem importância no sentido de apontar o caminho do encontro e da paz como instrumentos para a transformação do mundo. “Embora em milênios diferentes, parece que a humanidade não consegue superar certos vícios violentos de disputa, de ódio, de preconceito, de indiferença e de morte. Isto ocorre deste as pequenas situações do dia a dia até as expressões da macro-realidade que tem como ponto máximo o Sistema Capitalista, injusto e degradante. Isso se verifica facilmente em nosso tempo em tantas pessoas que sofrem diariamente com o ódio religioso, a xenofobia, a lgbtfobia, a violência contra as mulheres e crianças e tantas outras formas de expressão de nossa obscuridade humana”, ressalta.

Brayan ainda acrescenta que “celebrar com nossos trabalhadores e participantes, o encontro de culturas e visões de mundo diferentes como eram a de Francisco e a do Sultão Melek é, de certa forma, um modo de nos fazer olhar para a possibilidade real de desarmarmos nossos costumes e ações em vista de irmos ao encontro do outro, do diferente”, pontua. O tema anual norteia todas as atividades do Sefras. Com isso os retiros, encontros de formação, festas institucionais na Páscoa e em São Francisco, a Semana da Paz e o Ato Inter-religioso serão norteados por este tema. Além disso, durante os eventos externos promovidos pela Família Franciscana, os trabalhadores terão a oportunidade de conhecer e refletir sobre esse contexto histórico e os detalhes do encontro entre Francisco e Melek.

4 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page