• Equipe SEFRAS - Ação Social Franciscana

SEFRAS, Tenda e AVSI fazem campanha para contratação de refugiados


A Associação Voluntários para o Serviço Internacional Brasil - AVSI Brasil em conjunto com a empresa de construção civil Tenda realizou uma campanha com o SEFRAS para a contratação de imigrantes refugiados em território brasileiro.

O projeto surgiu com base na mobilidade social, que é o foco de atuação da área de responsabilidade corporativa da Tenda. Assim, a construtora passou a buscar formas de apoiar públicos vulneráveis e encontraram o trabalho da AVSI Brasil em julho de 2021.

O projeto busca instituições que já trabalham com pessoas refugiadas ou migrantes em situação de vulnerabilidade para apoiar com o envio de currículos, processo seletivo, entrega de documentação e acompanhamento pós contratação.

Com base na experiência, os assistidos foram escolhidos para participar do processo seletivo de forma virtual. O resultado sai no mesmo dia e já inicia-se o processo de admissão.

A empresa, além da contratação, ainda acompanha internamente as pessoas contratadas e seus gestores, conversando e entendendo possíveis demandas para contribuir para uma adaptação rápida e tranquila.

A versão piloto foi implementada em Goiânia com 2 refugiados, e hoje já contempla 30 nas regiões de Goiânia, São Paulo e Salvador. A Tenda tem como meta de encerrar o ano de 2022 com 40 refugiados contratados, e ainda planeja expandir esse número para o próximo ano.

Segundo Adrian do Carmo, representante da empresa, “a construção civil é um mercado com alta demanda no Brasil e queremos aproveitar essa oportunidade para incluir essas pessoas, contribuindo para sua mobilidade social”.


Trazendo dignidade e possibilidade de recomeço

Ainda de acordo com Adrian, “o Sefras é uma instituição de referência no atendimento a pessoas em vulnerabilidade e seu apoio é fundamental para conectarmos nossas oportunidades com as pessoas refugiadas”.

Foram disponibilizados currículos de atendidos pelos serviços Casa de Assis e o Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes - CRAI Oriana Jara, dos quais 30 foram contratados e agora contam com a oportunidade de dar os primeiros passos para construir uma nova vida.

“Em todas as conversas, a gratidão é o sentimento mais presente”, afirma representante da empresa. O projeto tem trazido bons frutos para a Tenda e todas as pessoas envolvidas. O trabalho traz a dignidade e a possibilidade de um recomeço para essas pessoas”.

A parceria com o SEFRAS, ainda segundo a mesma, foi muito benéfica para o projeto. “A estrutura oferecida pelo Sefras, também garante que essas pessoas tenham o suporte necessário para iniciar essa jornada com a Tenda”.


O SEFRAS

O Sefras é uma organização humanitária que luta todos os dias no combate à fome, a violações de direitos e inserção econômica e social de populações extremamente vulneráveis: pessoas em situação de rua, crianças pobres, imigrantes e refugiados, idosos sozinhos e pessoas acometidas pela hanseníase.

Guiados pelos valores franciscanos de Acolher, Cuidar e Defender, atua pelo Brasil atendendo mais de 4 mil pessoas todos os dias. São serviços diários que promovem apoio social e jurídico para população em situação de rua, acolhimento e inclusão social de imigrantes, contraturno escolar para crianças e adolescentes, convivência e proteção de idosos, além de ações de defesa dos direitos e melhoria de políticas públicas voltadas a esses grupos.

Para ajudar na seguridade dos direitos da criança e do adolescente com nossos trabalhos, nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, você pode doar qualquer quantia pelo nosso site ou pelo pix: sefras@sefras.org.br.

1 visualização0 comentário