top of page
  • vitoriamartins3

Sefras vai à Brasília combater a fome

Atualizado: 1 de jun. de 2023

Por: Vitoria Martins

No último dia 10 de maio, a Frente Nacional Contra a Fome e Sede, encabeçada pelo Sefras, realizou a Mesa Nacional de Diálogos Contra a Fome e Sede em Brasília, junto com o Governo Federal.

Na ocasião, foi apresentado aos governantes a estratégia Pontos Populares de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional - PSSAN e relatos de experiências de iniciativas populares de combate à fome.

Imagem de divulgação da Mesa Nacional de Diálogos Contra a Fome e Sede, da Frente Nacional Contra a Fome e Sede.

A estratégia: Pontos Populares de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional

A iniciativa partiu do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional - Rio Grande do Sul (CONSEA-RS), em diálogo com iniciativas populares de enfrentamento à fome e à sede, que foi abraçado pela Frente, possibilitando o contato com uma maior variedade de organizações na sua elaboração.

Os Pontos Populares de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional incorporam diferentes experiências de enfrentamento à fome e à sede desenvolvidas pela sociedade civil, formalizando diversas cozinhas, hortas e pomares coletivos, Unidades Territoriais Tradicionais, coletivos e demais redes de solidariedade.

Com isso, essas iniciativas poderiam ter acesso a demais políticas públicas, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Além de promover melhoria na infraestrutura e conexão com os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e Unidades Básicas de Saúde.

Esses Pontos Populares incorporam diferentes experiências de enfrentamento à fome e à sede desenvolvidas pela sociedade civil.

Segundo Fábio Paes, membro da Frente Nacional de Combate à Fome e à Sede e coordenador de advocacy do Sefras:

Coordenador de Advocact do Sefras e integrante da Frente Nacional Contra Sede e Fome, Fabio Paes.
"Esse documento é um marco conceitual político e metodológico e foi construído a partir de um questionário, de uma escuta feitas com os movimentos."

O foco principal, ele afirma também, é investir e incentivar as iniciativas de solidariedade no Brasil inteiro para acabar com a fome de 33 milhões de pessoas.

“Com os PPSSAN, o Governo Federal estará alavancando as iniciativas populares, para que junto com as políticas públicas estruturais, possam dar respostas imediatas no combate à fome e sede!”

Para conferir o debate realizado na capital brasileira, confira a live transmitida pelo Facebook da Frente Nacional Contra a Fome e a Sede. E os Pontos Populares de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional você encontra abaixo.

Para um Brasil Sem Fome Pontos Populares
.pdf
Download PDF • 1.67MB

Franciscana e a Fome

Frei Marx, frei franciscano e vice diretor-secretário do Sefras, entregando alimento para uma das atendidas pelo serviço Chá do Padre.

A fome sempre foi uma preocupação dos franciscanos.

Desde sua chegada ao Brasil, na atual Praça do Patriarca, no centro da cidade de São Paulo, em 1640, os frades franciscanos vem tecendo essa teia, ajudando e cuidando das pessoas mais desfavorecidas.

Porém, o contato mais organizado e concreto com o combate às raízes da fome no Brasil surgiu a partir das Tendas Franciscanas.

Graças a essas experiências, foi criada a própria Frente Nacional Contra a Fome e Sede, inspirada na Carta do Papa Francisco aos Movimentos Populares, e que hoje é uma importante ferramenta de advocacy para os franciscanos.

Além de ter resultado na elaboração de importantes documentos que hoje norteiam nossa luta contra a fome no Brasil:

Ficou curioso sobre essa frente de atuação do Sefras e quer saber mais?

A Frente Nacional Contra a Fome e Sede

A Frente Nacional Contra a Fome e Sede - articulação com cerca de 300 organizações, coletivos e movimentos sociais comprometidos com o combate à fome e a sede nos diversos territórios espalhados por todo o Brasil.

O Sefras

O Sefras é uma organização humanitária que luta todos os dias no combate à fome, a violações de direitos e inserção econômica e social de populações extremamente vulneráveis: pessoas em situação de rua, crianças pobres, imigrantes e refugiados, idosos sozinhos e pessoas acometidas pela hanseníase.

Guiados pelos valores franciscanos de Acolher, Cuidar e Defender, atua pelo Brasil atendendo mais de 4 mil pessoas todos os dias. São serviços diários que promovem apoio social e jurídico para população em situação de rua, acolhimento e inclusão social de imigrantes, contraturno escolar para crianças e adolescentes, convivência e proteção de idosos, além de ações de defesa dos direitos e melhoria de políticas públicas voltadas a esses grupos.

Para ajudar quem tem fome na cidade de São Paulo e do Rio de Janeiro, o Sefras atua distribuindo mais de 2 mil refeições diariamente, além de distribuir cestas básicas, itens de higiene e cobertores e roupas de frio.

Ajude o nosso trabalho nesse dia especial. Você pode ajudar doando itens , em São Paulo, no Chá do Padre, na Rua Riachuelo, 268 – Centro. Tel: (11) 3105-1623 e no Rio de Janeiro na Tenda Franciscana no Largo da Carioca, s/ n, Centro.

Você também pode doar qualquer quantia pelo nosso site ou pelo pix: sefras@sefras.org.br.





30 visualizações0 comentário
bottom of page