• Equipe SEFRAS - Ação Social Franciscana

22 anos Acolhendo, cuidando e defendendo


No próximo sábado, dia 17 de setembro, o Sefras - Ação Social Franciscana completa 22 anos de atuação. Tempo no qual a instituição se caracterizou como uma organização capaz de acolher uma diversidade de pessoas, estando aberta a todos que estão passando por dificuldades.

Hoje, cerca de 3.500 pessoas usufruem diariamente dos serviços da organização, que vão desde o suprimento de necessidades básicas como a alimentação, banhos e água potável, até aconselhamento e encaminhamento jurídico e incentivo à auto-organização para a reivindicação de direitos.

Esta luta levou à preocupação com o diálogo entre pessoas, ponderando os valores e princípios franciscanos de enxergar o mundo. Valores que enxergam o evangelho como uma forma de encontro com Cristo, e afirmam apenas ser possível a criação de uma sociedade solidária a partir dos passos de Jesus.

Foi seguindo os passos de Cristo que São Francisco chegou à sua semelhança, chegando a receber suas chagas no Monte Alverne. Estas significaram sua conexão com o Espírito e com a Casa Comum, após uma longa jornada de renúncia e abnegação dos bens materiais de sua família, prazeres e interesses individuais em prol de uma vida dedicada aos mais necessitados. É essa dedicação aos desfavorecidos e carentes que inspiram o trabalho do do Sefras, que dedica seus serviços aos públicos que se propõe a ajudar, de forma humana.

Essa espiritualidade franciscana representa um elemento agregador fundamental para a realização do serviço social, “no entanto é necessário pensar para além dela, uma vez que a mesma não é suficiente para dar respostas concretas de intervenção e ação frente à sociedade atual” afirma Frei José Francisco. Dado a atual conjuntura brasileira, em que a retirada de direitos, aumento de desemprego e mudanças climáticas tem estado cada vez mais presente no dia a dia das populações mais vulneráveis.

A exemplo, a pandemia de COVID-19 exigiu do SEFRAS uma resposta frente à nova realidade e fez-se necessária a realização de um trabalho de emergência. Com o aumento da fome, da miséria e da violência, o público atendido duplicou desde o início do isolamento social em março de 2020, o número de assistências triplicou e as filas aumentaram ao redor dos serviços da organização, tornando-se necessário a ampliação dos mesmos. Na visão de Frei José, tais demandas exigiram mudanças na forma como o Sefras se define e se propõe para a sociedade, promovendo ainda sua maior inserção dentro do núcleo social, e seriam necessidades como essas que transformaram o Sefras na instituição social que é hoje.

“Não é mais uma organização social prestadora de serviços a públicos necessitados", diz, “mas sim uma expressão dos franciscanos da Província Imaculada Conceição”. Estando empenhada no interesse, na reflexão, no debate e no entendimento das questões sociais atuais. Desse modo, a celebração dos 22 anos do Sefras, significa também celebrar a tomada de consciência de toda sua construção histórica, da qual hoje colhemos os frutos.


O SEFRAS

O Sefras é uma organização humanitária que luta todos os dias no combate à fome, a violações de direitos e inserção econômica e social de populações extremamente vulneráveis: pessoas em situação de rua, crianças pobres, imigrantes e refugiados, idosos sozinhos e pessoas acometidas pela hanseníase.

Guiados pelos valores franciscanos de Acolher, Cuidar e Defender, atua pelo Brasil atendendo mais de 4 mil pessoas todos os dias. São serviços diários que promovem apoio social e jurídico para população em situação de rua, acolhimento e inclusão social de imigrantes, contraturno escolar para crianças e adolescentes, convivência e proteção de idosos, além de ações de defesa dos direitos e melhoria de políticas públicas voltadas a esses grupos.

Para ajudar quem tem fome na cidade de São Paulo e do Rio de Janeiro, o Sefras atua distribuindo mais de 2 mil refeições diariamente, além de distribuir cestas básicas, itens de higiene e cobertores e roupas de frio.

Ajude o nosso trabalho nesse dia especial. Você pode ajudar doando itens , em São Paulo, no Chá do Padre, na Rua Riachuelo, 268 – Centro. Tel: (11) 3105-1623 e no Rio de Janeiro na Tenda Franciscana no Largo da Carioca, s/ n, Centro.

Você também pode doar qualquer quantia pelo nosso site ou pelo pix: sefras@sefras.org.br.



4 visualizações0 comentário