top of page
Rectangle 59 (2) (1).jpg

NÚCLEO DE ESTUDO SOBRE DIREITOS TERRITORIAIS E AMBIENTAIS

O santo de Assis é o padroeiro da Ecologia, ciência que estuda as relações entre os seres vivos, em um país mais mata defensores ambientais e que está na mira dos macroprojetos econômicos de extração de minérios e agronegócio.

 

Seguindo essa herança, o Sefras e os franciscanos estão comprometidos com as questões e desafios socioambientais da atualidade. Para isso, construímos nosso trabalho em duas áreas:

Defesa dos defensores e defensoras da Amazônia

A primeira iniciativa tem como objetivo fortalecer capacidades de proteção e de ressonância pública das atividades dos defensores e defensoras ambientais e dos direitos humanos. Por meio de um mapeamento na região e das comunidades, identifica causas, coações e formas de violência e criminalização. Além de propor ações para prevenção da violência, a partir das experiências desenvolvidas pelas próprias comunidades ameaçadas, fortalecendo e contribuindo com os grupos ameaçados em sua autoproteção.

Boletins

Boletim Mundo Amazônia 9 edição

Boletim Mundo Amazônia 8 edição

Boletim Mundo Amazônia 7 Edição

Mais materiais

Livro "Luta pela terra na Amazônia: mortos na luta pela terra! vivos na luta na terra!"  é um projeto de extensão da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e faz um resgate histórico de casos de violência envolvendo conflitos de terra na Amazônia.

Ele traz luz aos assassinatos de líderes sindicais, religiosos, advogados, chacinas e massacres de povos originários e defensores de seus direitos e dos direitos da terra.

"Mulheres, Luta e Resistência na Amazônia"  mostra quarto mulheres de comunidades quilombolas no Pará. Nele, elas relatam suas experiências com as constantes invasões de macroprojetos econômicos em seus territórios e as contínuas ameaças sofridas, não somente a elas, mas também aos seus familiares e comunidades. Em meio às intimidações eles tecem sonhos e esperanças de preservar suas vidas e comunidades.

Fundos Comunitários

A segunda estratégia consiste na construção de autonomia econômica e política das comunidades ameaçadas. É de conhecimento nacional que diversaseconomias coexistem no território amazônico, oriundos de atividades de grupos originários e tradicionais e que respeitam a biodiversidade. Assim, em parceria com diversos atores, além da rede de fundos comunitários, estamos unidos na promoção de fundos ligados aos movimentos sociais da Amazônia.

Galeria

Fique por dentro

bottom of page