top of page
Casa Comum capa 3.png

QUEM SOMOS

A Revista Casa Comum é um projeto de comunicação multiplataforma de iniciativa do Sefras - Ação Social Franciscana, uma organização humanitária que luta todos os dias no combate à fome, a violações de direitos e inserção econômica e social de populações extremamente vulneráveis: pessoas em situação de rua, crianças pobres, imigrantes e refugiados, idosos sozinhos e pessoas acometidas pela hanseníase.

O projeto visa ampliar a compreensão sobre as pautas da agenda de direitos humanos e ambientais, gerar conhecimento e incentivar o engajamento e a mobilização social em torno de temas como soberania alimentar, economias transformadoras, enfrentamento às diversas violências e ecologia integral.

A revista impressa tem periodicidade trimestral, além da plataforma online e as redes sociais que disponibilizam diariamente novas reportagens, artigos, podcasts, vídeos, entre outros, para ampliar o debate em torno dos temas e dar visibilidade às ações de grupos que atuam nas pautas urgentes do contexto Brasil.

Parceiro de impressão e distribuição: PAULUS Editora

A Revista Casa Comum: uma iniciativa Franciscana

image.png

A iniciativa de produzir e articular conhecimento crítico e atualizado frente ao contexto dos direitos humanos e ambientais, surge de uma cosmovisão Franciscana, em que tudo que existe exige cuidado e está interligado, como uma grande comunidade de vida (Carta da Terra).
 

No âmbito internacional, é publicado pelo Papa Francisco a Encíclica ´Laudato Sí (2015)´, um documento que aponta para um novo paradigma societário, o cuidado com si, com o outro e com o planeta. O ser humano não é o centro da vida e nem pode viver de modo isolado das relações com outros seres e vidas. A relação é algo implicado na sua própria existência. Por isso, o cuidado é a base destas relações que se nutrem e entrelaçam suas necessidades e existências.

O conceito “Casa Comum”, apresentado pelo Papa Francisco neste enfoque integral das relações, espelha a filosofia vivida por Francisco de Assis, que chamava de modo contemplativo “Nossa Mãe Terra”, que tudo gera e nutre os seres. Esta compreensão de “Casa” assume que toda a criação é parte deste lugar comum, como uma grande família biodiversa.

Atrelado a esta concepção de Casa Comum, o Papa também convoca as pessoas a promoverem uma nova economia. A etimologia oikos – “casa” e nomia – “modo de organizar”, revelam a importância deste conceito. Economia, portanto, está no campo das formas como as relações são construídas e o que esperamos dela. Uma relação igualitária, que pensa em todos e todas, inclusive no modo de produção que considera a natureza como elemento sagrado e respeitado.

A Revista Casa Comum quer ser uma plataforma de produções, narrativas e informações que conectem agendas, demandas, pessoas e, em especial, visões para uma perspectiva mais integral e ecológica. Pois falar de defesa de direitos é espraiar para a presença e potencialidade de toda e qualquer forma de vida.

QUEM FAZ A REVISTA CASA COMUM

A Revista Casa Comum é realizada pelo Sefras - Ação Social Franciscana com produção editorial do Estúdio Cais - Projetos de Interesse Público, consultoria especializada no desenvolvimento de projetos de comunicação, produção de conhecimento e promoção do engajamento social. 

COMITÊ EDITORIAL

Fábio José Garcia Paes

É ativista de direitos humanos, doutorando em Sociologia da Infância (UMinho), com formação também em Filosofia e Teologia e expertise em políticas públicas e advocacy. Atualmente é o gestor responsável pela estratégia de incidência do Sefras.


Frei José Francisco de Cássia dos Santos

Mineiro de Cachoeira de Minas, ordenado padre e frade franciscano solene, é formado em filosofia e teologia pelo Instituto Teológico Franciscano. Há 13 treze anos atua no Sefras, onde hoje ocupa a posição de Diretor-presidente. É, também, membro da diretoria executiva do Serviço Inter-Franciscano de Justiça, Paz e Ecologia - SINFRAJUPE.

Frei Vagner Sassi

É licenciado em Filosofia (USF) e Pedagogia (UTP) e mestre e doutor em Filosofia (PUC). Tem vasta experiência em magistério e pesquisa científica, especialmente nas áreas de fenomenologia, filosofia política e ética e atua principalmente em temas voltados ao pensamento contemporâneo, responsabilidade social e políticas públicas. Atuou como professor no Grupo Educacional Bom Jesus, no Centro Universitário de Curitiba e na Faculdade de Filosofia São Boaventura. Hoje, atua no Sefras como Diretor Vice-presidente.

Frei Marx Rodrigues dos Reis

É graduado em Filosofia pela (FAE) e em Teologia (Instituto Teológico Franciscano). Atualmente, coordena a Frente de Solidariedade para com os Empobrecidos e é animador do serviço Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC), ambos da Província da Imaculada Conceição do Brasil. É o atual Diretor-secretário e responsável pela articulação política e eclesial do Sefras.

 

Rodrigo Zavala

É jornalista, comunicador social e crítico de cinema, com mais de 25 anos de experiência na gestão de organizações sociais, nacionais e internacionais, tem como foco as áreas de comunicação, captação de recursos e planejamento. Especializado em investimento social privado e gestão de projetos, hoje, é gestor de planejamento e desenvolvimento institucional do Sefras.


Rosangela Helena Pezoti

É graduada em Serviço Social (USF) e mestre e doutora na mesma área (PUCSP) e tem ampla atuação na proteção de direitos de crianças e adolescentes atuando com temas relacionados à Política de Assistência Social, população em situação de rua e pessoas com deficiência. Atualmente é professora colaboradora do Núcleo de Extensão (NEXT) da Universidade São Francisco e é gestora responsável pelas supervisão das áreas técnica e de articulação política do Sefras.

bottom of page