top of page
capafome.png

FRENTE NACIONAL CONTRA A FOME E SEDE

A fome é o prato principal de milhões de pessoas no Brasil. Tal realidade é resultado de um modelo econômico que coloca o lucro acima da vida dos seres humanos e do próprio planeta, no Brasil houve um agravamento nos últimos anos. Nesse contexto tem se aprofundado as violações sistemáticas dos direitos humanos e ambientais, a superexploração do trabalho e a perda de direitos trabalhistas e sociais.

Rectangle 120 (1).png

A Frente Nacional Contra a Fome nasce no contexto de crise emergencial da pandemia para buscar formas de enfrentamento à fome, desde a base, atuando diretamente com as pessoas atingidas, ao Estado, ante o desmonte das políticas públicas de segurança alimentar, nutricional e hídrica. O nosso objetivo é enfrentar a fome em suas perspectivas estrutural e emergencial, a partir da educação, formação, mobilização e organização popular para uma agenda de convergência coletiva de ações diretas e de incidência política frente à insegurança alimentar e nutricional. Nesse sentido, a Frente é um espaço de educação e organização popular para juntos colocarmos “a fome num museu”, como diz o Emicida.É preciso fortalecer uma agenda de defesa das políticas de emergências alimentares, ajudar na produção de reflexões-ação de um novo pacto civilizatório baseado na solidariedade e no compromisso com a transformação social e política do Brasil, construído de baixo para cima, no qual as pessoas que passam fome, que passam sede não serão vistas como vítimas ou beneficiárias, mas como sujeitos protagonistas das soluções de seus problemas. Acreditamos e apostamos em uma solidariedade ativa! Enfrentar a fome é necessário para a construção de um projeto popular para o Brasil!

“Colocar a fome num museu”, a expressão cunhada pelo compositor Emicida, serveu de síntese e inspiração às organizações e aos movimentos sociais que compõe a Frente Nacional Contra a Fome e Sede.

A Frente nasce com uma estrutura composta por:

  • Secretaria Executiva responsável por secretariar os processos organizativos, programáticos e metodológicos em seus diversos níveis de trabalho;

  • Comitê Gestor, núcleo dirigente, responsável por planejar, coordenar, animar e articular os processos e o direcionamento estratégico;

  • Plenária Nacional, espaço amplo para acolher, escutar, mobilizar, animar, informar, compartilhar as redes, organizações, movimentos e iniciativas , alinhando agendas, socializando fazeres e convergindo ações; 

  • Grupos de Trabalho, grupo de pessoas vinculadas a organizações membros da Frente, cujo plano de ação tem como base os objetivos da Frente.


O SEFRAS, como organização participante da Frente, assume o papel de facilitador e canal de diálogo para fortalecer a presença da sociedade civil, dos movimentos sociais e das organizações que empenham esforços na busca por uma transformação em benefício do Povo. Respondendo assim à convocação dos franciscanos e do Papa Francisco em nome dos menos favorecidos.

Rectangle 131 (1).png

ONDE ATUAMOS

A Frente Nacional Contra a Fome e Sede é composta por mais de 25 organizações e movimentos no enfretamento estrutural da fome e da sede no Brasil.
Atuamos em âmbito nacional como um espaço de educação e organização popular para juntos tornarmos a fome e a sede imoral, antiética e intragável em nosso país.


Para mais informações, envie um e-mail para frentefomesede@gmail.com

bottom of page