top of page
Rectangle 59.jpg

CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Os serviços voltados para crianças e adolescentes, desde a primeira infância, atendem às necessidades locais das comunidades onde estão inseridos, em São Paulo e no Rio de Janeiro. Assim, possuem ações específicas, que vão desde a promoção de contraturno escolar ao cuidado infantil e familiar.

crianças petrópolis.png

O SEFRAS Perfeita Alegria – Peri, localizado no Jardim Peri Alto, extremo norte da cidade de São Paulo, atende a 120 crianças e adolescentes (6 a 16 anos) no contraturno escolar e oferece oficinas, rodas de conversa, passeios culturais e atividades participativas com temas ligados à política, sociedade, cidadania, cultura e esporte.Promove também o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários ao trazer pais, familiares e responsáveis para perto dos espaços de discussão e deliberação do serviço para a construção e constituição do Fórum Regional de Defesa dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente.

O SEFRAS Perfeita Alegria - Luz - localizado entre as estações de metrô Luz e Tiradentes, no território central – é o primeiro serviço do município de São Paulo destinado à convivência e atendimento de crianças e adolescentes em situação de rua e na rua. Aberto diariamente das 8h às 20h (incluindo feriados). São duas frentes de trabalho com objetivo de compor a política municipal de atenção integral a crianças e adolescentes em situação de rua:
Centro Especializado da Criança e do Adolescente (CECA) - Garante o acolhimento e os cuidados básicos (banho, alimentação adequada, descanso e outras demandas imediatas), atividades recreativas e socioeducativas e atendimento técnico com assistentes sociais, psicólogos e advogados.
Centro de Referência da Criança e do Adolescente (CRCA) - realiza o atendimento com as crianças, adolescentes e suas famílias, faz o trabalho de articulação e encaminhamento de demandas junto à Rede de atendimento socioassistencial dos territórios, além de um trabalho formativo junto aos atores do Sistema de Garantia de Direitos. O corpo técnico, formado por assistentes sociais, psicólogos, advogados, pesquisadores e assistente de comunicação tem por finalidade realizar os atendimentos em conjunto com a equipe do CECA, mobilizar e fortalecer os territórios com campanhas para consolidação ou construção de espaços de proteção à criança e ao adolescente, realizar formações e auxiliar no aprimoramento de políticas públicas destinadas ao público que atende.

IMG_9339_edited.jpg
Rectangle 102.jpg

Um trabalho similar ao do Peri é realizado na cidade de Petrópolis, Rio de Janeiro, na Vila São José. A Perfeita Alegria - Petrópolis é um trabalho pedagógico voltado a 120 crianças e adolescentes (4 a 18 anos). A partir de atividades realizadas em oficinas, seu objetivo é fazer com que os próprios participantes despertem para suas potencialidades e para suas capacidades criativas e produtivas, a partir do contexto em que vivem e, assim, possam desenvolver uma consciência de participação política, de defesa e luta por direitos e dignidade.

Rectangle 105.jpg

Perfeita Alegria - Duque de Caxias  acolhe e cuidam de 55 crianças (0 a 4 anos) em ambientes protegidos e saudáveis. As ações realizadas nos centros possibilitam uma infância digna junto a suas famílias, que participam
e colaboram nesse processo através de encontros, oficinas, festas e outras atividades de cultura e lazer, em uma área extremamente vulnerável.

Rectangle 97.jpg

 A Perfeita Alegria - Tanguá além do cuidado infantil de 0 a 4 anos, também oferece oficinas de cidadania, esporte e grupo de meninas de 5 a 14 anos (22). Complementarmente a essas atividades, o espaço oferece ações de fortalecimento de vínculos familiares para a erradicação das violências no ambiente familiar e doméstico. Além de orientação sobre direitos sociais e escuta qualificada das demandas sociais e pessoais, proporciona um lugar seguro e protetor.

ONDE ATUAMOS

Frame 119.png

SEFRAS Perfeita Alegria - Peri

Rua Santa Rita do Itueto, 43 – Jardim

Pery Alto – São Paulo – CEP: 02679-040.
Tel: (11) 3981-4635

Frame 119.png

SEFRAS Perfeita Alegria - Tanguá

Estrada S, 100 Pinhão - Tanguá
Rio de Janeiro - CEP:24890-000

Tel: (21) 3749-1303

Frame 119.png

SEFRAS Perfeita Alegria - Luz

Rua Dom Antônio de Melo, 115 Luz - São Paulo - CEP: 01105-020
Tel: (11) 3326 7367

Frame 119.png

SEFRAS Perfeita Alegria - Bom Retiro

Rua Senador Archer, 1174 Jardim Balneário Ana Clara – Duque de Caxias
Rio de Janeiro - CEP: 25221-230

Tel: (21) 2678-4745

Frame 119.png

SEFRAS Perfeita Alegria - Petrópolis 

Rua Nossa Senhora Aparecida, 63
Osvaldo Cruz - Petrópolis - Rio de Janeiro CEP: 25685-191

Tel: (24) 2247-0561

Frame 119.png

SEFRAS Perfeita Alegria - Ana Clara

Rua Senador Archer, 1174 Jardim Balneário Ana Clara – Duque de Caxias
Rio de Janeiro - CEP: 25221230

Tel: (21) 2676-8604

GALERIA

bottom of page