Rectangle 50 (1).jpg

NOSSO TRABALHO

O SEFRAS luta todos os dias no combate à fome, à violações de direitos e pela inserção econômica e social de populações extremamente vulneráveis: população em situação de rua, imigrantes e refugiados, crianças e adolescentes pobres, idosos sozinhos e pessoas acometidas pela hanseníase.

PÚBLICOS

INCIDÊNCIAS

Saber articular e mobilizar frente as evidências da realidade é um compromisso do SEFRAS. Por isso, é importante ter sempre uma proposta relevante de incidência política o que compõe a estratégia de advocacy, fundamental para o desenvolvimento institucional de uma organização que trabalha na promoção e defesa de direitos.

Para isto, o SEFRAS definiu como prioridade investir nesta estratégia, como perspectiva de qualificar sua atuação e incidência frente a defesa de grupos e realidades ainda invisibilizadas por políticas públicas no Brasil.

Rectangle 109 (1).png
Frame.png

Fazei com que possamos escutar e atender ao grito da terra e ao grito dos pobres. Que estes sentimentos atuais sejam as dores de parto para um mundo mais fraterno e sustentável.

Papa Francisco

Planejamento Anual de Advocacy com tema gerador, mapeamento de ecossistemas e outras perspectivas.

Coordenação de Pesquisas Internas e externas para levantamento de evidências.

Elaboração e análise de Notas, Artigos e Posicionamentos organizacionais.

Moderação de formações com base na Teoria da Mudança, Enfoque de Direitos e Advocacy.

Definição de Campanhas pertinentes e periódicas.

Desenvolvimento de ações na agenda anual da Organização a partir de campanhas e datas significativas.

DENTRE AS AÇÕES PROPOSTAS ESTÃO:

Para realização dessas ações é nomeado um Comitê coordenado pela diretoria e pela área de advocacy e composto por representações de trabalhadores, voluntários, pesquisadores da áreas e ativistas franciscanos.

Além disso, os Franciscanos têm espaços de articulação que compõem a estratégia, como o Serviço Inter-Franciscano de Justiça, Paz e Ecologia – SINFRAJUPE, em âmbito nacional, a Franciscans International que nos representa junto à Organização das Nações Unidas – ONU, em Nova Iorque e em Genebra.

SOMOS PARTE

O SEFRAS participa de articulações em Rede na área de Advocacy. Na Defesa e Promoção dos Direitos Humanos, Ecológicos e na garantia de Direitos Sociais e Econômicos.

REDE-NACIONAL-DA-PRIMEIRA-INFANCIA 1.png
ARTICULACAO-BRASILEIRA-DA-ECONOMIA-DE-FRANCISCO-E-CLARA 1.png
REDE-JUBILEU-SUL 1.png
direitos-valem-mais 1.png
CAMPANHA-NACIONAL-PELO-DIREITO-A-EDUCACAO 1.png
FORUM-SOCIAL-MUNDIAL-1 1.png

PUBLICAÇÕES

Publicações feitas pelo SEFRAS. Artigos, revistas, livros, boletins e outros materiais que foram produzidos a partir da experiência e da solidariedade franciscana.

image 1.jpg

A Economia de Francisco e Clara quer trilhar, propor e agir na direção de novos caminhos que busquem a solução dos problemas estruturais da economia mundial. Para isso, precisamos questionar o atual modelo que produz inúmeras desigualdades e injustiças que devemos enfrentar e transformar. Conheça seus 10 princípios!

image 3.jpg

Os impactos do isolamento social deram origem ao relatório A Fome Como Prato Principal – Um retrato do enfrentamento à fome durante a pandemia no Brasil. Mais do que um recorte sobre o no período, o documento é um chamado à ação, um compromisso que pode ser assumido por todos no combate à fome.

image 2.jpg

Com realização do SEFRAS e da Universidade São Francisco (USF), o Atlas das Situações Alimentares no Brasil mostra a disponibilidade domiciliar de alimentos e a fome no Brasil contemporâneo.