top of page
  • vitoriamartins3

As Brabas do Corinthians visitam as crianças no Peri

Atualizado: 17 de jan. de 2023

Por: Vitoria Martins


Na última quarta-feira, dia 14 de dezembro, o Sefras Crianças - Peri teve o prazer de receber a comissão técnica e as atletas do time feminino do Corinthians, Diany Martins e Giovanna Campiolo.

O serviço localizado no Jardim Peri Alto, atende a 120 crianças e adolescentes entre 06 e 16 anos no contraturno escolar. Trabalhando com o fortalecimento de vínculos e oferecimento de oficinas, rodas de conversa, passeios culturais e atividades participativas com temas ligados à política, cidadania, cultura e esporte.

A visita foi realizada para a entrega de doações de brinquedos arrecadados pelo time, em parceria com o Departamento de Futebol Feminino e com o Departamento de Responsabilidade Social e Cidadania do Corinthians.

As Brabas do Timão

O Sport Club Corinthians Paulista nasceu em 1910 na várzea paulista como um time do povo, buscando fazer frente ao futebol elitista que se consolidava no estado. E o time feminino, as Brabas, nasceu buscando fazer frente ao futebol machista que se consolidou no país.

A primeira equipe feminina do Corinthians iniciou-se em 1997, com a ‘Rainha das Embaixadinhas’ Milene Domingues compondo o elenco. Entretanto, foi desativada entre 2008 e 2009.

Buscando retomar a modalidade, Cris Gambaré, que na época era conselheira do clube, estruturou um projeto para o time feminino em 2015. No ano seguinte, foi posto em execução em parceria com o Grêmio Audax Osasco, e já foram feitas contratações de peso, como: Adriana, Érika, Diany e Gabi Zanotti.

Com menos de 10 anos, o time feminino já fez história. Seja por suas diversas conquistas - 3 Copas Libertadores, 4 Campeonatos Brasileiros, 1 Copa do Brasil e 3 Campeonatos Paulistas - ou pela sua representatividade e luta dentro e fora do futebol - como com a campanha Respeita as Minas e ações sociais.

Muito além dos brinquedos

Uma das ações promovidas pela área de Responsabilidade Social do Timão, houve a arrecadação de doações de brinquedos em troca de ingressos para os jogos da Copa Paulista Feminina. Entregues ao Crianças - Peri na manhã da última quarta-feira, dia 14 de dezembro.

Os convidados chegaram pela manhã, e já foram recepcionados com a ajuda dos pequenos para carregar as caixas e sacolas cheias de brinquedos morro acima. Durante o encontro, ainda, as atletas Diany e Giovanna, e a diretora do time feminino, Cris Gambaré conversaram com as crianças, contando suas histórias de vida e as incentivando a seguir com seus sonhos - por mais que a vida coloque barreiras no meio do caminho.

"Ficamos muito emocionadas. Com todo esse trabalho feito com as crianças, com gratidão, com conhecimento de música, cultura, carinho e afeto", afirmou Cris. "O mundo precisa de mais Sefras, o mundo precisa de mais Peri. Eu acredito que essa vinda nossa foi grandiosa para nós, e não só para as crianças. Foi um imenso prazer e um imenso aprendizado"

Campiolo também ressaltou o prazer que foi conhecer o projeto, as crianças e de participar de algo que dá mais oportunidades àquelas que precisam. Além do quão especial foi poder levar, através do Corinthians e da própria imagem, um pouco mais de esperança para todo mundo.


Ao todo, foram doados mais de 160 brinquedos, e todas as crianças e adolescentes atendidas no serviço receberam.

Ainda, o clube distribuiu kits para os pequenos, contando com livros, agendas e camisetas oficiais - muitas das quais foram autografadas pelas atletas a pedidos das crianças.

Porém, bens materiais não foram as únicas coisas que ganharam neste dia.

A presença de Diany e Giovanna Campiolo iluminou o dia de todos os presentes - da equipe do Sefras, da comissão técnica e das próprias atletas, e especialmente das crianças.

A alegria e o amor estavam palpáveis em cada um dos momentos vividos naquela quarta-feira no Peri. Presente no brilho nos olhos de todas as crianças e adolescentes, meninos e meninas, corinthianos e não corinthianos. Desde a longa subida do morro, carregando caixas e sacolas com brinquedos, das apresentações musicais, as falas das jogadoras, dos abraços, das conversas, das embaixadinhas e dos gritos de "Vai Corinthians!".

O SEFRAS

O Sefras é uma organização humanitária que luta todos os dias no combate à fome, a violações de direitos e inserção econômica e social de populações extremamente vulneráveis: pessoas em situação de rua, crianças pobres, imigrantes e refugiados, idosos sozinhos e pessoas acometidas pela hanseníase.

Guiados pelos valores franciscanos de Acolher, Cuidar e Defender, atua pelo Brasil atendendo mais de 4 mil pessoas todos os dias. São serviços diários que promovem apoio social e jurídico para população em situação de rua, acolhimento e inclusão social de imigrantes, contraturno escolar para crianças e adolescentes, convivência e proteção de idosos, além de ações de defesa dos direitos e melhoria de políticas públicas voltadas a esses grupos.

Para ajudar quem tem fome na cidade de São Paulo e do Rio de Janeiro, o Sefras atua distribuindo mais de 2 mil refeições diariamente, além de distribuir cestas básicas, itens de higiene e cobertores e roupas de frio.

Ajude o nosso trabalho nesse dia especial. Você pode ajudar doando itens , em São Paulo, no Chá do Padre, na Rua Riachuelo, 268 – Centro. Tel: (11) 3105-1623 e no Rio de Janeiro na Tenda Franciscana no Largo da Carioca, s/ n, Centro.

Você também pode doar qualquer quantia pelo nosso site ou pelo pix: sefras@sefras.org.br.

74 visualizações0 comentário
bottom of page