top of page
  • Foto do escritor

Cefran realiza comemoração de Carnaval para os participantes


O Cefran (Centro Franciscano de Luta contra a Aids) realizou nesta última quarta-feira (27/02) uma comemoração de Carnaval para os participantes. A atividade contou um momento de compartilhamento de memórias e fantasias de Carnaval, bem como sua origem e história ao longo das épocas, contextualizando as marchinhas e carros alegóricos.

A comemoração, que teve como tema “Vamos Carnavalizar!” contou com atividades de dança, música e também celebrou os aniversariantes do mês. “A atividade proporcionou para os participantes um momento de dançar, cantar, brincar, se divertir e apreciar a nossa cultura brasileira, tão diversa e maravilhosa.

Muitos compartilharam experiências de momentos de alegria e brincadeiras, carnavais de salão e blocos de rua. Comentaram também sobre as fantasias de Pierrot, a Colombina e o Rei Momo, que são algumas apreciadas e lembradas como as preferidas por eles. Também não faltou orientação sobre o cuidado de si e do outro durantes as festas de Carnaval. A diversão pode ser vivenciada com alegria e responsabilidade”, destaca a coordenadora do serviço, Marcia Elizabeth.

Neste dia também, o Cefran fez uma visita ao Crai (Centro de Referência e Atendimento para o Imigrante) para realizar uma intervenção junto aos imigrantes atendidos por meio de orientação sobre o cuidado e saúde, aproveitando justamente este momento de Carnaval para falar da importância da prevenção ao HIV/Aids e outras IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis). “Durante o encontro, muitos imigrantes manifestaram interesse em saber melhor sobre formas de prevenção sexual. Alguns imigrantes de países africanos e da América do Sul compartilharam a surpresa de que no Brasil o tratamento para o HIV/Aids e outras IST é inteiramente gratuito, o que não acontece em alguns países da África e do Continente Sul Americano”, comenta Marcia.

O Cefran está preparando para este semestre mais intervenções e oficinas com os imigrantes atendidos pelo Crai com a proposta de promover para os imigrantes conscientização para o cuidado e informações sobre prevenção e tratamento especializado para o HIV/Aids e outras IST. Confira mais imagens da atividade:

1 visualização0 comentário
bottom of page