top of page
  • vitoriamartins3

Dia Internacional dos Migrantes

Atualizado: 17 de jan. de 2023

Por: Vitoria Martins


Vindos de Angola, Hugues Nsimba Manzambi e sua esposa Celestina Kibwila Malaku, chegaram no Brasil há cerca de 3 meses. O casal decidiu migrar pois Celeste foi vítima de agressão física e psicológica da polícia angolana, deixando os filhos com familiares em seu país natal.

E, assim como os mais de 4 mil angolanos e 1,3 milhão de imigrantes que residem no país, eles também vieram em busca de melhores condições de vida.

Ao chegarem no Brasil, o casal foi acolhido pelo Centro de Acolhida ao Imigrante do Sefras, a Casa de Assis. “O Sefras nos acolheu”, afirmou Hugues, “nos deram tudo o que era necessário para viver”.

No serviço tiveram acesso à abrigo, alimentação e atendimentos psicológico, social e jurídico, e inserção do mercado de trabalho. Ainda, é oferecido garantia de direitos básicos, acompanhamento para o processo de saída da situação de rua, estudo da língua portuguesa e ensino escolar básico.

Ambos estão construindo juntos uma vida melhor no Brasil, e pensam em um dia trazer seus filhos também. Consideram o país maravilhoso e hospitaleiro, com muitas oportunidades para todos os migrantes do mundo.

“Não decidimos ainda se voltaremos para a Angola algum dia” contou. “Mas o mais importante é que aqui estamos bem”.

Todos os dias, milhões de pessoas saem de seus países pelos mais variados motivos, e migram em busca de oportunidades e condições dignas de vida. E, o Dia Internacional do Migrante nos chama a promover relações de fraternidade com todos os Hugues e todas as Celestinas ao redor do mundo.

O SEFRAS

O Sefras é uma organização humanitária que luta todos os dias no combate à fome, a violações de direitos e inserção econômica e social de populações extremamente vulneráveis: pessoas em situação de rua, crianças pobres, imigrantes e refugiados, idosos sozinhos e pessoas acometidas pela hanseníase.

Guiados pelos valores franciscanos de Acolher, Cuidar e Defender, atua pelo Brasil atendendo mais de 4 mil pessoas todos os dias. São serviços diários que promovem apoio social e jurídico para população em situação de rua, acolhimento e inclusão social de imigrantes, contraturno escolar para crianças e adolescentes, convivência e proteção de idosos, além de ações de defesa dos direitos e melhoria de políticas públicas voltadas a esses grupos.

Para ajudar quem tem fome na cidade de São Paulo e do Rio de Janeiro, o Sefras atua distribuindo mais de 2 mil refeições diariamente, além de distribuir cestas básicas, itens de higiene e cobertores e roupas de frio.

Ajude o nosso trabalho nesse dia especial. Você pode ajudar doando itens , em São Paulo, no Chá do Padre, na Rua Riachuelo, 268 – Centro. Tel: (11) 3105-1623 e no Rio de Janeiro na Tenda Franciscana no Largo da Carioca, s/ n, Centro.

Você também pode doar qualquer quantia pelo nosso site ou pelo pix: sefras@sefras.org.br.



43 visualizações0 comentário
bottom of page