top of page
  • rodrigozavala8

Dia Mundial da Saúde: ações do Sefras em prol da saúde em diferentes frentes


O Dia Mundial da Saúde, criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1948, durante a primeira Assembleia Mundial da Saúde, é celebrado em 7 de abril. Seu propósito principal é conscientizar as pessoas sobre a importância da saúde e promover hábitos saudáveis em escala global.


O Sefras - Ação Social Franciscana - desenvolve diversos programas socioeducativos que contribuem para a promoção da saúde e o bem-estar entre os participantes de suas atividades.


Segundo Jefferson Machado, coordenador da Casa Franciscana do Rio de Janeiro, tem trabalhado com o tema com a população em situação de rua carioca: “É fundamental falar sobre saúde física e mental em nossas atividades, pois fazemos um trabalho de base para as pessoas que estão em situação mais vulnerável. Aqui, fazemos um trabalho de redução e orientação sobre como eles podem buscar uma vida mais digna.”


Conheça os nossos serviços 

Nas Casas Perfeita Alegria do Sefras, centros de convivência crianças e adolescentes da ação franciscana, elas recebem orientação sobre os serviços de saúde adequados às suas necessidades e participam de atividades de prevenção. No Perfeita Alegria Luz, primeiro serviço do município de São Paulo destinado ao atendimento de crianças e adolescentes em situação de rua, por exemplo, são oferecidos atendimentos técnicos por assistentes sociais e psicólogos.


Já nas Casa de Clara, que atende pessoas idosas, são realizadas atividades preventivas como cuidados com a saúde mental, exercícios físicos e fisioterapia, além de encaminhamentos para o SUS e participação em campanhas de vacinação, como a vacina contra a gripe.


No âmbito do atendimento a imigrantes e refugiados, a Casa de Assis oferece suporte psicológico e orientação sobre as vacinas obrigatórias no país, além de acolhimento inicial.


De acordo com Jefferson, o Sefras se empenha em tornar os participantes mais conscientes sobre os seus direitos e também em mostrar para eles que cuidar da saúde é um ato de amor e político.


O serviço oferecido às pessoas em situação de rua, na Casa Franciscana, inclui

distribuição diária de alimentos, apoio com assistência social e psicológica, além de parcerias com consultórios de rua para atendimento médico especializado e plantão para emergências de saúde.


Por fim, na Casa de Alice, trabalha com pessoas acometidas pela hanseníase, realizando o combate e eliminação da doença no Brasil, dentro de uma perspectiva franciscana de solidariedade e o compromisso com os menos favorecidos, por meio da acolhida, escuta, cuidado, defesa e apoio social às famílias pobres acometidas pela hanseníase. Isso envolve conscientização e promoção dos direitos humanos e a luta por políticas públicas de saúde voltadas para esta população.


A escolha desta data é uma homenagem à fundação da OMS em 1948. Desde então, o Dia Mundial da Saúde tem sido uma ocasião crucial para a OMS destacar questões de saúde global e ressaltar a necessidade de esforços coletivos visando aprimorar a saúde em todas as comunidades ao redor do mundo.


25 visualizações0 comentário
bottom of page