top of page
  • vitoriamartins3

Franciscanos celebram os 800 anos da confirmação da Regra


 Os Ministros Gerais da Primeira Ordem Franciscana diante da Regra exposta na igreja superior da Basílica de São Francisco, no dia 16 de setembro passado
Imagem: Província Imaculada Conceição do Brasil

Nesta quarta-feira, 29 de novembro, é comemorado os 800 anos da confirmação da Regra Bulada dos frades menores. A carta redigida por São Francisco de Assis em 1221 e é bulada dois anos depois, em 1223, pelo Papa Honório III em Roma, no Palácio Apostólico de São João de Latrão.

O documento estabelece o modo de vida segundo o santo Evangelho de Cristo, regido pela obediência, castidade e renúncia de propriedades. Além da reverência ao Papa Honório e seus sucessores eleitos, e à Igreja Romana.

Para celebrar este aniversário, os membros da grande família franciscana foram convidados à Basílica de São João de Latrão, em Roma para realizar um momento de reflexão e aprofundamento do texto. A celebração foi presidida pelo cardeal Angelo De Donatis, arcipreste da Basílica e vigário do Papa Francisco para a Diocese de Roma.

Ainda, foi realizada a leitura de uma mensagem enviada pelo Santo Padre aos franciscanos e franciscanas de todo o mundo, convidando à renovação da fidelidade ao legado franciscano na Igreja. A celebração foi transmitida no site oficial do centenário franciscano, você pode conferir clicando aqui.

O evento foi organizado pela Comissão da Família Franciscana para o Centenário Franciscano, instituído pela Conferência da Família Franciscana. Essa é composta pelos ministros gerais da Primeira Ordem Franciscana (frei Massimo Fusarelli, OFM, frei Roberto Genuin, OFMCap, frei Carlos Alberto Trovarelli , OFMConv), frei Amando Trujillo Cano, ministro geral da TOR, Irmã Frances Marie Duncan, presidente da Conferência Franciscana Internacional dos Irmãos e Irmãs da Terceira Ordem Regular, e por Tibor Kauser, ministro geral da OFS.

O pergaminho original da Regra Bulada, com o selo papal, foi exposto aos visitantes e peregrinos na Basílica de São Francisco de Assis.

O Sefras

O Sefras é uma organização franciscana que luta todos os dias no combate à fome, a violações de direitos e inserção econômica e social de populações extremamente vulneráveis: pessoas em situação de rua, crianças pobres, imigrantes e refugiados, idosos sozinhos e pessoas acometidas pela hanseníase.

Guiados pelos valores franciscanos de Acolher, Cuidar e Defender, atua pelo Brasil atendendo mais de 4 mil pessoas todos os dias. São serviços diários que promovem apoio social e jurídico para população em situação de rua, acolhimento e inclusão social de imigrantes, contraturno escolar para crianças e adolescentes, convivência e proteção de idosos, além de ações de defesa dos direitos e melhoria de políticas públicas voltadas a esses grupos.

Para ajudar quem tem fome na cidade de São Paulo e do Rio de Janeiro, o Sefras atua distribuindo mais de 2 mil refeições diariamente, além de distribuir cestas básicas, itens de higiene e cobertores e roupas de frio.

Ajude o nosso trabalho nesse dia especial. Você pode ajudar doando itens , em São Paulo, no Chá do Padre, na Rua Riachuelo, 268 – Centro. Tel: (11) 3105-1623 e no Rio de Janeiro na Tenda Franciscana no Largo da Carioca, s/ n, Centro.

Você também pode doar qualquer quantia pelo nosso site ou pelo pix: sefras@sefras.org.br.


57 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page