• vitoriamartins3

Fraternidade Universal


A Fraternidade Universal é um ensinamento essencial transmitido por São Francisco. Esse valor pode ser resumido pela fala de Papa Francisco, que afirma, “até a vida mais efêmera do ser mais insignificante é objeto de amor”.

Trata-se de um dos princípios que nortearam os projetos e serviços do SEFRAS ao longo de seus 22 anos de existência. E também guia a forma como os franciscanos agem individualmente no dia a dia, buscando sempre transmitir a paz e o bem para todos no mundo.

Segundo Frei Sassi, o próprio São Francisco vivia sua vida reconhecendo todas as criaturas, chamando todas de irmãs e irmãos.

Não somente os seres humanos, mas também toda a natureza: a irmã água, a irmã terra. Todas devem ser valorizadas e tratadas a partir de sua dignidade.

Trata-se de um estilo pacífico de vida, de relações sociais e de ações políticas, que nos convida a viver a partir de um amor que ultrapassa barreiras geográficas e espaciais. E nos ensina a valorizar e amar todos os seres que habitam a terra, independentemente da proximidade física, do ponto da terra onde cada um nasce ou habita.

“Esse é o desafio que nos apresenta a fraternidade universal” coloca o religioso. de criação de um mundo de amor universal e ecologia integral. Por meio de ações concretas de transformação para uma sociedade mais justa, com condições dignas de vida a todos. Especialmente aos pobres e necessitados.

O SEFRAS

O Sefras é uma organização humanitária que luta todos os dias no combate à fome, a violações de direitos e inserção econômica e social de populações extremamente vulneráveis: pessoas em situação de rua, crianças pobres, imigrantes e refugiados, idosos sozinhos e pessoas acometidas pela hanseníase.

Guiados pelos valores franciscanos de Acolher, Cuidar e Defender, atua pelo Brasil atendendo mais de 4 mil pessoas todos os dias. São serviços diários que promovem apoio social e jurídico para população em situação de rua, acolhimento e inclusão social de imigrantes, contraturno escolar para crianças e adolescentes, convivência e proteção de idosos, além de ações de defesa dos direitos e melhoria de políticas públicas voltadas a esses grupos.

Para ajudar quem tem fome na cidade de São Paulo e do Rio de Janeiro, o Sefras atua distribuindo mais de 2 mil refeições diariamente, além de distribuir cestas básicas, itens de higiene e cobertores e roupas de frio.

Ajude o nosso trabalho nesse dia especial. Você pode ajudar doando itens , em São Paulo, no Chá do Padre, na Rua Riachuelo, 268 – Centro. Tel: (11) 3105-1623 e no Rio de Janeiro na Tenda Franciscana no Largo da Carioca, s/ n, Centro.

Você também pode doar qualquer quantia pelo nosso site ou pelo pix: sefras@sefras.org.br.


12 visualizações0 comentário