top of page
  • vitoriamartins3

Legado Solidário: você sabia que é possível deixar seus bens e quantias de dinheiro para o Sefras?

Atualizado: 5 de jul. de 2023

Por: Vitoria Martins


O “Legado Solidário” pelo Colégio Notarial do Brasil - Seção de São Paulo (CNB/SP) é um projeto que incentiva as pessoas a deixarem parte de seu patrimônio para instituições sociais por meio de um testamento público.

Com ele, você pode destinar qualquer valor e bens pessoais como imóveis, carros e jóias para o Sefras. Assim, seu legado segue transformando as vidas de quem mais precisa!

Logo do projeto Legado Solidário, com a frase "Faça a diferença mesmo quando não tiver mais aqui!" em baixo.
Imagem: Colégio Natorial do Brasil Seção São Paulo

Mas como torno solidário o meu legado?

Para incluir o Sefras como beneficiário do seu testamento, basta ir em um Cartório de Notas mais próximo e solicitar a inclusão do Sefras. No documento será incluído o patrimônio doado e a instituição de forma clara e objetiva.

Durante o processo, você precisa informar nossos dados:

SEFRAS - Ação Social Franciscana

Rua Rodrigues dos Santos, 837 - Brás, São Paulo/SP - CEP: 09009-010

CNPJ: 11.861.086/0001-63

Após a emissão, a certidão ficará arquivada no livro do tabelião e registrada no Registro Central de Testamentos (RCTO), órgão consultado para o processamento de inventários judiciais e responsável por guardar escrituras públicas de inventários.

O valor do testamento é tabelado por lei em todos os cartórios do Estado, custando neste ano de 2023 R$2.232,32 com conteúdo patrimonial.

Importante: A inclusão no testamento é permitida apenas para maiores de 16 anos em plena capacidade e condições de expressar suas vontades. Ainda é necessária a presença de duas testemunhas que não sejam parentes do testador ou do beneficiário.

Perguntas Frequentes

O que é um testamento?

O testamento é um ato pessoal, unilateral e revogável pelo qual uma pessoa dispõe, para depois da morte, de todos os seus bens ou de parte deles.

O que é um legado?

Por que é recomendado fazer um testamento?

Quem são os herdeiros necessários?

Se eu tiver herdeiros necessários, posso incluir o Sefras no meu testamento?

Eu não tenho muito dinheiro ou propriedade em meu nome. Ainda assim posso colaborar?

Já fiz meu testamento. Tenho que refazê-lo para incluir o Sefras?

Como o Sefras sabe que eu fiz um testamento a seu favor?

O Sefras

O Sefras é uma organização humanitária que luta todos os dias no combate à fome, a violações de direitos e inserção econômica e social de populações extremamente vulneráveis: pessoas em situação de rua, crianças pobres, imigrantes e refugiados, idosos sozinhos e pessoas acometidas pela hanseníase.

Guiados pelos valores franciscanos de Acolher, Cuidar e Defender, atua pelo Brasil atendendo mais de 4 mil pessoas todos os dias. São serviços diários que promovem apoio social e jurídico para população em situação de rua, acolhimento e inclusão social de imigrantes, contraturno escolar para crianças e adolescentes, convivência e proteção de idosos, além de ações de defesa dos direitos e melhoria de políticas públicas voltadas a esses grupos.

Para ajudar quem tem fome na cidade de São Paulo e do Rio de Janeiro, o Sefras atua distribuindo mais de 2 mil refeições diariamente, além de distribuir cestas básicas, itens de higiene e cobertores e roupas de frio.

Ajude o nosso trabalho nesse dia especial. Você pode ajudar doando itens , em São Paulo, no Chá do Padre, na Rua Riachuelo, 268 – Centro. Tel: (11) 3105-1623 e no Rio de Janeiro na Tenda Franciscana no Largo da Carioca, s/ n, Centro.

Você também pode doar qualquer quantia pelo nosso site ou pelo pix: sefras@sefras.org.br.


160 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page