O ano de 2025 começou a todo vapor para o Projeto Juventudes do Sefras – Ação Social Franciscana. Os meses de janeiro e fevereiro foram marcados por encontros cheios de propósito, ações transformadoras e um planejamento estratégico que prepara o terreno para um ano de grandes colheitas. Com foco na formação cidadã, no voluntariado e no fortalecimento de parcerias, o projeto reafirma seu compromisso com a inclusão sociocultural de jovens em diferentes territórios.
Destaques de janeiro – formação, intercâmbio e ações educativas
Logo no início do ano, o Projeto Juventudes mobilizou diferentes frentes de atuação. Um dos pontos altos foi a participação de trabalhadores do Sefras no Curso de Verão do CESEEP, que trouxe uma potente reflexão sobre saúde mental e educação popular.

A experiência do voluntariado internacional também marcou presença com força: intercambistas alemães (Franziskaner Helfen) e jovens da Rede Inaciana de Juventude da Colômbia somaram esforços em diversas Casas Franciscanas, como Recifran e Perfeita Alegria Peri.
Além disso, o mês contou com o engajamento de 14 jovens voluntários inacianos, que vivenciaram a rotina dos serviços da Casa Franciscana Cambuci, Recifran e Chá do Padre.
A proposta também envolveu formações com educadores e gestores de escolas parceiras como o Colégio Franciscano Nossa Senhora do Carmo e o Colégio Pio XII, preparando-os para o tema da Campanha da Fraternidade 2025: Fraternidade e Ecologia Integral.
Destaques de Fevereiro – parcerias fortalecidas e novos passos no intercâmbio internacional
Fevereiro foi um mês estratégico para a organização e consolidação de parcerias. O Projeto Juventudes deu início ao calendário com escolas como o Colégio Rainha da Paz, e avançou em encontros de planejamento com instituições como os Colégios: Madre Cabrini, Avenues, São Luís e Santa Amália, ampliando as possibilidades de inserção sociocultural ao longo do ano.
No campo internacional, os voluntários alemães Chiara e Dominik, alocados na Casa Perfeita Alegria Peri, participaram de encontros de mentoria e de um seminário formativo na Argentina, ao lado de outros jovens de outros países da América Latina. Além disso, as brasileiras Ana Beatriz e Beatriz Punça seguem se preparando para a experiência de intercâmbio em Fulda, na Alemanha, em parceria com a organização Antonius.
Também se destacaram ações como o Dia de Missão Franciscana da Juventude, com jovens da Província Imaculada participando de atividades no Chá do Padre, e encontros de planejamento com a Rede Inaciana de Juventude (Anchietanum) para projetos conjuntos ao longo de 2025.

Outro avanço importante foi a formalização de parcerias institucionais, com 16 organizações envolvidas. O projeto também iniciou os trâmites legais para garantir segurança jurídica e alinhamento com os parceiros em todas as ações previstas.
Juventudes que inspiram novos começos
Nestes dois primeiros meses do ano, o Projeto Juventudes mostrou que sua força está na construção coletiva e na abertura de espaços de vivência, formação e transformação. Para o coordenador do projeto, Vinícius de Menezes Fabreau: "cada jovem inserido, cada parceria firmada e cada experiência compartilhada são sementes que florescerão ao longo do ano."

A caminhada está apenas começando, e o Projeto Juventudes segue como ponte entre sonhos e realidades, entre escolas e territórios, entre solidariedade e justiça social.
Comments