top of page
  • vitoriamartins3

Sefras inaugura novo serviço para pessoa idosa em Mogi das Cruzes


Idosas atendidas pela Casa de Clara - Mogi das Cruzes na inauguração do serviço.

Na tarde da última terça-feira, 05, Mogi das Cruzes viu inaugurar a nova Casa de Clara do Sefras, o único centro de atendimento à pessoa idosa da cidade.

Embora a inauguração do local físico tenha sido inaugurado apenas agora, as ações da Casa de Clara já vêm sendo realizadas desde o final de 2022 na cidade.

Em janeiro de 2023, iniciou-se o trabalho de articulação com a rede socioassistencial para levantamento de demandas, estudos sobre o município e planejamento das ações. No mês seguinte, começou o atendimento ao público com grupos pequenos de 10 e 20 pessoas, que foram convidando os amigos e amigas.

Graças ao boca a boca, no meio deste ano já eram atendidas 100 pessoas idosas em acompanhamento no serviço, onde realizam atividades de dança, alongamento, yoga, artesanato e musicalidade.

E agora em setembro, a Casa de Clara - Mogi das Cruzes ganha endereço próprio com a possibilidade de ampliar os atendimentos. A Casa de Clara - Mogi das Cruzes é o único centro de referência para pessoas idosas na cidade de Mogi das Cruzes.

A inauguração do serviço

Durante a inauguração, as pessoas idosas que fazem parte da Casa de Clara fizeram apresentações de dança para os convidados do evento.

Durante o discurso, Frei José Francisco, agradeceu o empenho e trabalho de todos que ajudaram na obra da nova Casa de Clara e que fazem com que as ações do Sefras sejam realizadas. Ele também ressaltou a importância do serviço na cidade, onde o público de pessoas idosas tem crescido aceleradamente. Segundo o Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), 66 mil idosos vivem em Mogi.

O diretor do Sefras também sinalizou a importância do acolhimento de quem está no serviço e de como a mística franciscana interpreta o acolhimento dos mais vulneráveis.

Nós acreditamos que a mesa não é apenas o lugar onde nós servimos de comida, mas é o lugar que acolhe as pessoas, o local da sociedade humana.

De acordo com Yamim Alves, coordenadora da Casa de Clara em Mogi das Cruzes, a mística franciscana, de solidariedade e cuidado no dia a dia, é um diferencial característico do serviço.

Buscamos não só a emancipação e a garantia de acesso aos direitos da pessoa idosa, como também contribuir para a construção de uma sociedade mais solidária e inclusiva, na qual todos – independente de idade, gênero, raça ou classe social – se sintam valorizados e apoiados.

A Casa de Clara - Mogi das Cruzes funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 17h, na Rua Cristo Operário, 111 – Vila Brasileira – Mogi das Cruzes/SP.


Confira as fotos abaixo!





375 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page