top of page
  • Foto do escritor

SEFRAS participa de evento sobre promoção do trabalho descente

Na última semana, o SEFRAS participou do evento “Uma reflexão sobre a política pública de enfrentamento ao trabalho escravo no município de São Paulo: Avanços e desafios”, organizado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) da Prefeitura de São Paulo e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) em comemoração à Semana Nacional de Combate ao Trabalho Escravo.

A mesa de abertura contou com a participação dos representantes: da Organização Internacional do Trabalho (OIT), da Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo (CONATRAE), Comissão Municipal para a Erradicação do Trabalho Escravo de São Paulo (COMTRAE) e Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX).

A COMTRAE é um órgão colegiado responsável pela implementação de mecanismos para prevenção e combate ao trabalho escravo no município e é composta pelo Poder Público e Organizações da Sociedade Civil. Foi apresentado o monitoramento do Plano Municipal para a erradicação desse tipo de trabalho e também, o fluxo de atendimento a pessoas vulneráveis, entre 2015 e 2018. Os debates foram intermediados por organizações da sociedade civil com a participação de representantes do Poder Público, das Organizações Internacionais o público em geral.

Por fim, foi lançada a campanha “Soy migrante, tengo derechos” que tem como objetivo sensibilizar migrantes e refugiados na tentativa de prevenção e combate ao trabalho escravo, com apoio da Organização Internacional das Migrações (OIM), Organização Internacional do Trabalho (OIT) e Comissão Municipal para a Erradicação do Trabalho Escravo de São Paulo (COMTRAE).

O evento contribuiu para a análise da política pública sobre enfrentamento de trabalho forçado e a promoção de trabalho decente no município de São Paulo, apontando os desafios e as conquistas nos últimos anos com a participação do Poder Público, sociedade civil e público em geral.

11 visualizações0 comentário
bottom of page