Seis anos de atuação: Balcão de Direitos celebra trajetória no Chá do Padre
- Melissa Galdino
- 5 de dez. de 2025
- 2 min de leitura

O Balcão de Direitos, iniciativa que oferece orientação jurídica gratuita a pessoas em situação de rua, completou seis anos de atividade nesta semana e atingiu a marca de cerca de 600 atendimentos realizados desde sua criação. A celebração ocorreu na Faculdade de Direito da USP, ao lado do Chá do Padre, reunindo voluntários e parceiros para destacar a relevância do projeto e o papel decisivo do Sefras – Ação Social Franciscana – e do próprio Chá do Padre na manutenção dessa rede de acolhida e acesso à justiça.
Realizado todas as sextas-feiras no espaço do Chá do Padre, o atendimento conta com advogados voluntários da OAB SP, que prestam orientação em temas como regularização de documentos, saúde, assistência social, execução penal, moradia e direitos humanos.

O advogado Dr. Rildo Marques de Oliveira, que coordenou o Núcleo da População em Situação de Rua da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SP, também esteve presente no evento. Quem destacou a importância do trabalho do Balcão de Direitos foi o vice-presidente do Sefras, Tiago Elias, ressaltando a atuação histórica do projeto no território conhecido como Cracolândia, uma das principais cenas de uso da cidade. Ele enfatizou que, agora instalado no Chá do Padre, o Balcão permanece disponível para a população em situação de rua, oferecendo atendimento semanal aos participantes do serviço.
Voltado a pessoas vulnerabilizadas, o Balcão de Direitos funciona semanalmente na Rua Riachuelo, 268, das 9h às 12h. Ao longo dos seis anos, o projeto se consolidou como uma porta de entrada para quem busca orientação, escuta qualificada e encaminhamento para serviços de inclusão social.
Com a continuidade e o fortalecimento das parcerias, o Balcão de Direitos reafirma sua missão de ampliar o acesso à justiça no centro da cidade, mostrando que a proteção de direitos é resultado direto da ação integrada entre voluntariado, acolhimento e compromisso social — valores que sustentam o trabalho conjunto com o Chá do Padre e o Sefras.





Comentários