• vitoriamartins3

Você conhece nosso trabalho na Casa de Santo Antônio?



O SEFRAS - Ação Social Franciscana- possui cinco serviços voltados ao atendimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Cada um dos serviços é pautado a partir das necessidades do território no qual se localizam. Em geral, estão inseridos em locais com bolsões de miséria, poucos ou inexistentes equipamentos públicos de educação, lazer, saúde ou segurança, e onde os ciclos de exclusão e violência, nos quais estão, são geracionais.

Na região metropolitana do estado do Rio de Janeiro, em Tanguá, no bairro do Pinhão, temos o SEFRAS Casa Santo Antônio. O serviço é um Centro para Crianças e Adolescentes, pautado no atendimento e orientação acerca dos direitos sociais e promoção de um espaço com a valorização da cultura e do lazer.

Sobre Tanguá

Segundo dados do IBGE, havia cerca de 34.898 habitantes no município de Tanguá em 2021. Desses, o último censo realizado, 13.904 estão ativos economicamente - apenas 50,7% detém a carteira assinada.

Outros 23,5% trabalham informalmente, 21,6% atuam de forma autônoma e 1,8% estão sem rendimentos. Em média, quase metade da população (44,5%) sobrevive com a renda de um salário mínimo por mês.

No que diz respeito à educação, o último também mostrou que apenas 63 crianças conseguiram vagas nas creches, sendo esse um direito de todos. E, na lista de espera, tínhamos 118 crianças não contempladas.

Ainda foram registrados a existência de apenas 18 unidades de ensino fundamental básico e 1 unidade de ensino médio básico.

O município como um todo apresenta diversos problemas sociais e vulnerabilidades sociais. E no bairro o qual a Casa Santo Antônio está localizada, do Pinhão, ainda há problemas com tráfico de drogas.

Durante a última década, com o aumento de operações policiais e com a Intervenção Militar do estado do Rio de Janeiro declarada em 2018, as tensões referentes à área de segurança pública aumentaram significativamente em todo o estado. E em Tanguá não foi diferente.

No ano de 2020, vimos muitas operações policiais no Condomínio Paraíso e Condomínio Vila das Hortênsias, nos bairros de Ampliação e Pinhão, por causa do tráfico de drogas. Ainda relato dos usuários sobre tiroteios, invasão das casas e violência policial.

Em 2021, o cenário de conflito territorial foi potencializado, visto as notícias e reportagens de operações nos locais mencionados acima. Além disso, tivemos muitas famílias relatando os impactos das prisões, assassinatos e tiroteios dos familiares para a saúde mental.

Segundo relato das famílias do Centro de Convivência Criança e Adolescente (CCA), “[...] alugamos o apartamento porque lá está muito perigoso, não queremos criar nossos filhos e netos lá”.

A Casa Santo Antônio

O Centro para Crianças e Adolescentes do SEFRAS, tem como objetivo contribuir para a proteção social e integral das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social e suas famílias. Desse modo, contempla não apenas crianças, mas pais e responsáveis também.

De forma mais específica, busca: assegurar cuidados básicos para as crianças; possibilitar o desenvolvimento por meio de atividades lúdicas, culturais, esportivas e de convivência em grupo; desenvolver ações com as famílias para o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários; e promover atividades de discussão sobre a política pública e a primeira infância no município.

Para isso, oferece oficinas de cidadania, esporte e grupo de meninas, orientação sobre direitos sociais e escuta qualificada das demandas sociais e pessoais. Proporcionando um lugar seguro e protetor.

Conheça nosso serviço: na Estrada S, 100 Pinhão - CEP:24890-000 - Tanguá/RJ

O SEFRAS

O Sefras é uma organização humanitária que luta todos os dias no combate à fome, a violações de direitos e inserção econômica e social de populações extremamente vulneráveis: pessoas em situação de rua, crianças pobres, imigrantes e refugiados, idosos sozinhos e pessoas acometidas pela hanseníase.

Guiados pelos valores franciscanos de Acolher, Cuidar e Defender, atua pelo Brasil atendendo mais de 4 mil pessoas todos os dias. São serviços diários que promovem apoio social e jurídico para população em situação de rua, acolhimento e inclusão social de imigrantes, contraturno escolar para crianças e adolescentes, convivência e proteção de idosos, além de ações de defesa dos direitos e melhoria de políticas públicas voltadas a esses grupos.

Para ajudar quem tem fome na cidade de São Paulo e do Rio de Janeiro, o Sefras atua distribuindo mais de 2 mil refeições diariamente, além de distribuir cestas básicas, itens de higiene e cobertores e roupas de frio.

Ajude o nosso trabalho nesse dia especial. Você pode ajudar doando itens , em São Paulo, no Chá do Padre, na Rua Riachuelo, 268 – Centro. Tel: (11) 3105-1623 e no Rio de Janeiro na Tenda Franciscana no Largo da Carioca, s/ n, Centro.

Você também pode doar qualquer quantia pelo nosso site ou pelo pix: sefras@sefras.org.br.

8 visualizações0 comentário