• vitoriamartins3

Você conhece o trabalho do Peri?



O SEFRAS - Ação Social Franciscana- possui cinco serviços voltados ao atendimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Cada um dos serviços é pautado a partir das necessidades do território no qual se localizam. Em geral, estão inseridos em locais com bolsões de miséria, poucos ou inexistentes equipamentos públicos de educação, lazer, saúde ou segurança, e onde os ciclos de exclusão e violência, nos quais estão, são geracionais.

No extremo norte da cidade de São Paulo, temos o SEFRAS Crianças - Peri no Jardim Peri Alto, e é conveniado com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.


SEFRAS Crianças - Peri

O serviço fica no Distrito da Cachoeirinha, na Subprefeitura da Casa Verde e Cachoeirinha, e atende 123 crianças e adolescentes.

De acordo com o Índice de Vulnerabilidade Social da Fundação Seade, o distrito tem 9,9% do total de habitantes em situação de vulnerabilidade muito alta.

Segundo levantamento da Fundação Seade (2010), em 2010, a renda per capita média da Cachoeirinha era de R$ 874,21, sendo considerado um distrito de classe média baixa e apenas 38% da população possui renda de até 2 salários mínimos.

No que diz respeito à escolaridade, 48% da população concluíram o Ensino Fundamental; 43%, o Ensino Médio; e, apenas 9% possuíam o Ensino Superior. Ainda, os chefes de domicílios apresentavam, em média, 4,4 anos de estudos, sendo 82,4% deles alfabetizados e 19,0% com o ensino fundamental completo.

Frente a essa realidade, o Sefras Criança - Peri fornece no contraturno escolar atividades de formação política para as crianças e adolescentes atendidos, como: oficinas, rodas de conversa, passeios culturais e atividades participativas com temas ligados à política, sociedade, cidadania, cultura e esporte.

Ainda, buscam fortalecer vínculos familiares e comunitários, trazendo pais, familiares e responsáveis para os espaços de discussão e deliberação. Ajudando, assim, na construção e constituição do Fórum Regional de Defesa dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente.

Outro projeto importante realizado pelo Crianças - Peri é o “Respeita as Mina!”.


Respeita as Mina!

De acordo com o IBGE (2019), a população dessa região é composta por 52,11% de pessoas do sexo feminino. E no que tange esse grupo social, observou-se no atendimento às meninas do serviço, a narrativa de experiências de assédio, violência de gênero e convivência com práticas machistas e misóginas.

Ainda, o Mapa da Desigualdade da Rede Nossa São Paulo apontou que, no Distrito de Cachoeirinha, o coeficiente de mulheres que sofreram violência em 2018 foi de 208,5 para cada 1000; contando-se casos notificados. O mesmo Mapa aponta que o coeficiente de adolescentes grávidas no distrito é de 12,4%, sendo maior que a média da cidade de São Paulo, de 9,8%.

O grupo “Respeita à Minas” surgiu como resposta a esse cenário, com o objetivo de escutar demandas, construção de propostas de orientação e fortalecimento das meninas.

E desse modo construir e fortalecer estratégias que visibilizem as situações de vulnerabilidade e de violação dos direitos humanos de meninas e construa possibilidades e espaços de reflexão e orientação para as mesmas. Ainda busca articular de forma comunitária para que estas pautas sejam conhecidas nas suas possibilidades de enfrentamento.

Conheça nosso serviço: na Rua Santa Rita do Itueto, 43 - Jardim Pery Alto - São Paulo/SP


O SEFRAS

O Sefras é uma organização humanitária que luta todos os dias no combate à fome, a violações de direitos e inserção econômica e social de populações extremamente vulneráveis: pessoas em situação de rua, crianças pobres, imigrantes e refugiados, idosos sozinhos e pessoas acometidas pela hanseníase.

Guiados pelos valores franciscanos de Acolher, Cuidar e Defender, atua pelo Brasil atendendo mais de 4 mil pessoas todos os dias. São serviços diários que promovem apoio social e jurídico para população em situação de rua, acolhimento e inclusão social de imigrantes, contraturno escolar para crianças e adolescentes, convivência e proteção de idosos, além de ações de defesa dos direitos e melhoria de políticas públicas voltadas a esses grupos.

Para ajudar quem tem fome na cidade de São Paulo e do Rio de Janeiro, o Sefras atua distribuindo mais de 2 mil refeições diariamente, além de distribuir cestas básicas, itens de higiene e cobertores e roupas de frio.

Ajude o nosso trabalho nesse dia especial. Você pode ajudar doando itens , em São Paulo, no Chá do Padre, na Rua Riachuelo, 268 – Centro. Tel: (11) 3105-1623 e no Rio de Janeiro na Tenda Franciscana no Largo da Carioca, s/ n, Centro.

Você também pode doar qualquer quantia pelo nosso site ou pelo pix: sefras@sefras.org.br.


16 visualizações0 comentário