top of page
  • vitoriamartins3

Você sabia que seu imposto de renda pode ajudar diversas crianças e adolescentes vulneráveis?

Por: Vitoria Martins

Poucas pessoas sabem, mas é possível destinar 3% do seu Imposto de Renda para apoiar organizações da sociedade civil, como o Sefras!

Essa possibilidade existe para incentivar a população a doar e ajudar ONGs a financiar seus trabalhos.

Para fazer a doação, o contribuinte deve escolher uma instituição de caridade reconhecida pelo Governo Federal, como uma associação ou fundação sem fins lucrativos.

Essa verba é destinada a projetos e ações que contribuem para o acesso à cultura de crianças e adolescentes vulneráveis!

Acesso à cultura

O cenário infantil e infantojuvenil brasileiro é preocupante. Apesar da legislação brasileira de proteção e de direitos desse público ser forte e abrangente, buscando ainda não fazer distinções de origem, cor, crença, religião, classe social, situação econômica e familiar, não se expressam no dia a dia brasileiro.

Ainda, dados, pesquisas e números não refletem as dificuldades que viver em tais realidades significam para as crianças, adolescentes, pais e responsáveis que vivem diariamente com elas. Principalmente devido à falha do poder público em garantir tudo que lhes foi assegurado em lei. E o acesso à cultura pode contribuir para reverter esse cenário.


O acesso às mais diversas formas de cultura (como dança, música, literatura, cinema e artes) podem desempenhar um papel importante na vida de crianças vulneráveis e ajudar a salvá-las de uma série de desafios que elas enfrentam. Promovendo um ambiente seguro, criatividade, autoestima, propósito e construindo comunidades.

Entretanto, fatores socioeconômicos como renda, educação, local de residência influenciam extremamente nesse alcance. E, atualmente, mais de 9,7 milhões de crianças e adolescentes brasileiras vivem em situação de extrema pobreza e necessitam de mais cultura em suas vidas.

E seu imposto de renda pode ajudar a mudar essa realidade!

Como funciona a doação de Imposto de Renda?

Isso vale tanto para pessoas que têm que realizar o pagamento de algum valor (no qual o valor vai ser abatido da quantia) tanto para pessoas que serão restituídas (no qual o valor será descontado da quantia a ser recebida)

Ainda, é possível realizar a doação no ano anterior à declaração, e ter o saldo abatido posteriormente, ou doar na hora de declarar o imposto! Fica a seu critério!

E para doar é muito simples!

Primeiro é preciso acessar o Formulário de Declaração Completa e ir no item “doação diretamente na declaração" (DARF).

Na hora de gerar a doação:

  1. Seleciona o seu tipo de declaração, pagamento ou restituição

  2. Vá em “Novo” e selecione “Fundo Municipal”

  3. Em “UF” coloque “Fundo Municipal” novamente

  4. Em “Município de SP” coloque “SP”

  5. Por fim, coloque o valor calculado de 3% do imposto devido

Após terminar o preenchimento, imprima a DARF e faça o pagamento!

Mas fique atento, pois a data limite para a doação é o prazo final da declaração de imposto de renda, até 31/05!

Depois disso, você precisa enviar um email para nós no faleconosco@sefras.org.br com seus dados pessoais e com o comprovante de pagamento da DARF.

Atenção: o envio do e-mail é fundamental! Apenas com ele que o fundo será informado da doação e irá validá-la.

O SEFRAS



O Sefras é uma organização humanitária que luta todos os dias no combate à fome, a violações de direitos e inserção econômica e social de populações extremamente vulneráveis: pessoas em situação de rua, crianças pobres, imigrantes e refugiados, idosos sozinhos e pessoas acometidas pela hanseníase.

Guiados pelos valores franciscanos de Acolher, Cuidar e Defender, atua pelo Brasil atendendo mais de 4 mil pessoas todos os dias. São serviços diários que promovem apoio social e jurídico para população em situação de rua, acolhimento e inclusão social de imigrantes, contraturno escolar para crianças e adolescentes, convivência e proteção de idosos, além de ações de defesa dos direitos e melhoria de políticas públicas voltadas a esses grupos.

Para ajudar quem tem fome na cidade de São Paulo e do Rio de Janeiro, o Sefras atua distribuindo mais de 4 mil refeições diariamente, além de distribuir cestas básicas, itens de higiene e cobertores e roupas de frio.

Você pode ajudar o nosso trabalho doando qualquer quantia pelo nosso site ou pelo pix: sefras@sefras.org.br.



46 visualizações0 comentário
bottom of page