top of page
  • Foto do escritor

[Artigo] Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo

O Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo é celebrado em 28 de janeiro. A data foi instituída em memória dos auditores fiscais do trabalho Erastóstenes Gonçalves, João Batista Lage e Nelson José da Silva, e o motorista Aílton de Oliveira, todos assassinados enquanto averiguavam denúncia de trabalho escravo no município de Unaí (MG) em 2004.

O Trabalho escravo é uma grave violação de direitos humanos já que fere tanto a liberdade como a dignidade humana sendo um fenômeno é global, tanto nas áreas rurais como urbanizadas. Estima-se que esta realidade atinge cerca de 40 milhões de pessoas no mundo foram vítimas de alguma forma de escravidão moderna, sendo 25 milhões de pessoas submetidas a trabalho forçado, de acordo com os dados da Organização Internacional do Trabalho.

Dada a complexidade do tema, é necessária uma articulação e mobilização contínua entre os atores envolvidos como: Estado, sociedade civil empresas, trabalhadores, sindicatos e outros, bem como ações de sensibilização e conscientização para o combate ao trabalho escravo. Promover o trabalho decente é assegurar a todos melhores condições, segurança, liberdade, igualdade, dignidade e direitos humanos.

Quer saber mais sobre o assunto, clique aqui e leia o artigo completo.

31 visualizações0 comentário
bottom of page