top of page
  • Foto do escritor

Chá do Padre Completa 18 anos Salvando Vidas

Na última sexta-feira, 28 de janeiro, o Chá do Padre (Núcleo de Convivência para Adultos em Situação de Rua) completou seus 18 anos.

“O Chá, ao longo desses anos, vêm atendendo centenas de pessoas todos os dias, fornecendo refeições diárias, atuando no autocuidado, como no suporte à higiene pessoal; atendimento multidisciplinar com oficinas e leituras e apoio jurídico, através de orientações e encaminhamentos.

É uma busca coletiva pelos direitos básicos, literalmente, com suor, sorrisos e lágrimas de toda a equipe do SEFRAS e voluntários que tratam da população com brilho nos olhos.

A Trajetória Em Prol De Quem Sofre A Invisibilidade Na Pele.

Nestes 18 anos falamos de milhares de pessoas em sofrimento e carência, alguns dias mais de 5 mil pessoas já foram recebidas neste serviço. Inclusive no último inverno, centenas foram acolhidas para não morrerem de frio.

A data representa uma enorme vitória neste país de dores e desigualdades A consolidação desse trabalho, pode ser reconhecido pelo nome carinhoso chancelado pela própria  população, que o nomeou espontaneamente de Chá do Padre. Afinal, o serviço liderado pelos freis franciscanos, deu-se início, no mesmo com um lanche da tarde para atender a pop rua da região do centro da cidade.

Censo: Invisibilidade e Descaso no Brasil

De acordo com o Censo da População em Situação de Rua 2021, haviam 31.884 pessoas vivendo em situação de rua na cidade de São Paulo. “É possível identificar um aumento significativo no decorrer dos anos” afirma a coordenadora do serviço Daliléia Lobo, “ainda é possível questionar os números atuais, que foram agravados também pelo momento pandêmico”.

Sobre Comemorar Conquistas

Exatamente por existir tantas dificuldades, Daliléia vê a necessidade de comemorar todas as conquistas das pessoas que recorrem ao Chá. Seja a assinatura de uma carteira de trabalho, recuperação de laços afetivos, encaminhamento para a saúde, uma moradia autônoma ou o simples retorno no dia seguinte.

A cidade de São Paulo sempre enfrentou diversos desafios relacionados à população em situação de rua, e enquanto eles permanecerem o Chá do Padre estará lá para proporcionar acesso à assistência social, à saúde e à relações humanizadoras para que consigam alcançar sua autonomia e celebrar as vitórias. Que venham mais. A missão de acolher, cuidar e defender continua.

88 visualizações0 comentário
bottom of page