top of page
  • vitoriamartins3

Dia Internacional dos Direitos Humanos



Em 10 de dezembro de 1948 foi publicada pela Organização das Nações Unidas a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Desde então, celebramos o direito a ter Direitos Humanos nesse dia.

Trata-se do primeiro documento de proteção dos direitos inerentes a todo e qualquer ser humano com caráter universal. Garantindo à todos uma vida digna independente da nacionalidade, cor, sexo, orientação sexual, convicção política e crença religiosa.

Entretanto, mesmo os Estados que incorporaram a declaração em sua legislação, na prática, ela não é cumprida.

É observada discriminação de raça, cor, etnia, gênero, sexualidade, classe social e religião. O documento ainda garante direito à opinião e participação política, sem perseguição, direito à alimentação saudável, acesso à saúde de qualidade, moradia, repouso e lazer - porém estes também são diariamente violados nas mais variadas regiões do globo.

Desse modo, o Dia Internacional dos Direitos Humanos trata-se de uma data de reflexão e de luta, e não de comemoração.

Há muito ainda a avançar no que diz respeito à garantia da dignidade humana básica, de modo que é imperativo repensar a forma como abordamos tais problemas. De questionar se a forma como temos tentado solucioná-los é eficiente, de quais formas podemos melhorar e, então, nos organizarmos para executá-la.

O SEFRAS

O Sefras é uma organização humanitária que luta todos os dias no combate à fome, a violações de direitos e inserção econômica e social de populações extremamente vulneráveis: pessoas em situação de rua, crianças pobres, imigrantes e refugiados, idosos sozinhos e pessoas acometidas pela hanseníase.

Guiados pelos valores franciscanos de Acolher, Cuidar e Defender, atua pelo Brasil atendendo mais de 4 mil pessoas todos os dias. São serviços diários que promovem apoio social e jurídico para população em situação de rua, acolhimento e inclusão social de imigrantes, contraturno escolar para crianças e adolescentes, convivência e proteção de idosos, além de ações de defesa dos direitos e melhoria de políticas públicas voltadas a esses grupos.

Para ajudar quem tem fome na cidade de São Paulo e do Rio de Janeiro, o Sefras atua distribuindo mais de 2 mil refeições diariamente, além de distribuir cestas básicas, itens de higiene e cobertores e roupas de frio.

Ajude o nosso trabalho nesse dia especial. Você pode ajudar doando itens , em São Paulo, no Chá do Padre, na Rua Riachuelo, 268 – Centro. Tel: (11) 3105-1623 e no Rio de Janeiro na Tenda Franciscana no Largo da Carioca, s/ n, Centro.

Você também pode doar qualquer quantia pelo nosso site ou pelo pix: sefras@sefras.org.br.


12 visualizações0 comentário
bottom of page