Evento marca inauguração de novos espaços para crianças em Caxias
As novas instalações fazem parte do projeto “Dançando com Alegria”, parceria entre o Sefras e a Transpetro.

A inauguração de novos espaços para oficinas de balé, promoção da leitura e jiu-jitsu na Casa Perfeita Alegria – Duque de Caxias (RJ) foi marcada por uma grande festa, que reuniu crianças, adolescentes, famílias, equipe técnica e parceiros do projeto “Dançando com Alegria”. A iniciativa, realizada pelo Sefras em parceria com a Transpetro, beneficia diretamente 100 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social atendidos pela Casa, localizada no Balneário Ana Clara.

Realizado na manhã do dia 9 de outubro, o evento foi batizado de “Sementes do Amanhã – Cultivando Vida, Histórias e Recomeços” e celebrou não só as oportunidades que o projeto promove, mas também, simbolicamente, o fazer coletivo com foco no futuro de cada participante. “Estamos construindo cada vez mais um mundo melhor para toda esta comunidade de Ana Clara”, afirmou Frei Marcos Estevam de Melo, diretor conselheiro do Sefras, presente no evento.
Além de café da manhã de boas-vindas, pintura artística infantil, sorvete e pipoca, a inauguração contou com apresentações dos grupos participantes das oficinas, que emocionaram os familiares. “O projeto trouxe grandes melhorias e impactos na vida das nossas crianças, com o jiu-jitsu, o balé, a leitura e as reformas necessárias para que pudéssemos avançar a cada dia. E, hoje, as apresentações mostram isso”, explicou Fabiola Rosa, coordenadora da Casa Perfeita Alegria - Caxias.

Nadynni Soeiro, gerente geral de Responsabilidade Social da Transpetro, avalia que a parceria faz muito sentido, pois as iniciativas apoiadas pela empresa são voltadas a áreas de vulnerabilidade socioeconômica. “Para a Transpetro, é extremamente importante um projeto como este, por acreditarmos no ganho mútuo, tanto para a estratégia da empresa, que desenvolve os territórios onde tem operações, quanto para a sociedade, para esta comunidade.”
O PROJETO

Iniciado em maio deste ano, o projeto “Dançando com Alegria” prevê três oficinas temáticas e também contribui para as atividades socioassistenciais voltadas ao desenvolvimento de potencialidades e ao fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, foco do trabalho da Casa. As novas instalações, produto da iniciativa, tornam-se, assim, um legado da parceria para as atividades permanentes da Perfeita Alegria - Caxias.
Além das reformas estruturais no espaço, o projeto possibilitou a construção de banheiros, a revisão elétrica, a instalação de climatização, a ampliação da horta e a melhoria dos ambientes de convivência e alimentação.
Outro destaque é o fortalecimento da alimentação oferecida diariamente às crianças e adolescentes atendidos pela unidade. Atualmente, a Casa disponibiliza 200 refeições por dia, contribuindo diretamente para a redução da insegurança alimentar das famílias acompanhadas pelo serviço. Durante o evento, Frei Melo leu uma mensagem do diretor-presidente do Sefras, Frei

Wagner Sassi, na qual afirma que a iniciativa reforça o compromisso da instituição com a proteção da infância e o cuidado com os territórios mais vulnerabilizados.
“Essa parceria fortalece o compromisso do Sefras com a promoção da dignidade humana e do cuidado com a infância. Investir em crianças e adolescentes é investir em futuros possíveis, especialmente em territórios marcados pela desigualdade e pela ausência de oportunidades. Inspirados pela espiritualidade franciscana, seguimos acolhendo, cuidando e defendendo a vida, construindo caminhos de esperança junto à comunidade.”




Comentários