top of page
  • Foto do escritor

Frei recebe prêmio herói local da joalheria Tiffany

Com a premiação Hometown Heroes, a joalheria selecionou ações pelo mundo que se destacaram durante a pandemia.

O diretor presidente do SEFRAS, o Frei José Francisco recebeu, na última semana, uma homenagem da badalada joalheria Tiffany, pela liderança na condução da organização durante a pandemia. Alimentando diariamente mais de 5 mil pessoas desde março, além da doação de 22 mil cestas básicas, o SEFRAS foi uma das poucas entidades a não fechar suas portas um dia sequer durante o isolamento.

Para marcar a homenagem, a Tiffany presenteou com uma medalha de “Local hero“, que significa “herói local” em português. As medalhas têm os nomes gravados e foram confeccionadas com exclusividade para eles. Além disso, a joalheria enviará um cartão direto de Nova York com seus nomes caligrafados.

A Tiffany não teve objetivo comercial com essa proposta, tanto que não foi divulgada em nenhuma rede social. A mensagem que a marca quer passar é que, no meio desse caos, existem pessoas que olham para o próximo, possuem empatia. A ação aconteceu em todas as mais de 300 lojas da Tiffany pelo mundo.

O Frei Ordenado padre e frade solene, com formação em Filosofia e Teologia, o Frei José Francisco tem dedicado sua vida à máxima franciscana de ‘onde houver sofrimento humano, precisamos nos aproximar dele’, constituída a partir de um trabalho de base com aqueles que mais precisam de apoio e oportunidades na vida.

À frente do SEFRAS, o frei lidera, desde 2007, programas que, hoje, atendem a mais de duas mil pessoas por mês, entre crianças, adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, população de rua, catadores, idosos e imigrantes, nos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo.

Nesse período, foi responsável pela profissionalização da organização que, para além da missão franciscana que a define, é comprometida com uma gestão transparente, colaborativa e sustentável de suas inicia

tivas. Uma luta que tem como diretriz trabalhar com e não para os mais pobres.

Promove, junto à sua equipe, serviços que permitem o protagonismo de seus participantes, acolhendo comunidades diversas e dando voz às pessoas que parecem invisíveis para a população em geral. O que valeu ao SEFRAS uma prerrogativa, mais do que burocrática, de parceiro de excelência na aplicação, melhoria e comprometimento nas políticas públicas nos municípios em que atua.

Mineiro de Cachoeira de Minas, o Frei José Francisco celebra a fraternidade e a solidariedade também como filho mais velho em uma família com mais quatro irmãs e dois irmãos. É uma responsabilidade que tomou para si, como família não só que tomou para si na vida privada e, sempre, teve como vocação, que tornou ato nos 13 anos de SEFRAS.

13 visualizações0 comentário
bottom of page