top of page
  • Foto do escritor

Na Fila da Fome: Irmãos Botelho

Na  fila da fome e do frio há pessoas e muita vulnerabilidade. Não é sobre números, e, sim sobre vidas!  Hoje contaremos a história do irmãos Botelho.


Os irmãos Botelho não viveram sempre na rua. Mas as circunstâncias e o cenário de crise os empurraram ao serviço Sefras de atendimento à população de rua, o Chá do Padre, em São Paulo.

Atendidos diariamente, buscam comida quente, ainda mais coma chegada do inverno.

O mais velho, Alan, de 32 anos, sempre trabalhou. E, ainda cedo, com pouco mais de 18, decidiu que viveria sozinho. Decisão que ficou firme até 2019, quando foi demitido da empresa em que trabalhava há anos: “falaram em crise”, resume sobre a justificativa dada para o desligamento. Crise mesmo foi a pessoal. Sem dinheiro, não tinha sequer como voltar para casa da mãe, que também já tinha outras bocas para alimentar e sem espaço para recebe-lo. Chegou em 2020 a conseguir um emprego, mas o trabalho não durou muito com a pandemia.

Decidiu ir para abrigos públicos, onde dorme. “Não fico na rua, não. Agora, aparecem só bicos.  Tudo o que aparece, eu faço. Tudo que ganho, guardo ou mando para minha mãe que precisa”. Seu irmão, Alan, de 20 anos, concorda. Ele está na mesma situação que Alan. Sem emprego, vive de trabalhos ocasionais, dormindo em albergues e ajudando, como pode, a mãe que vive em um barraco alugado na Francisco Morato, zona Norte de São Paulo. Quer ser ajudante de obras, mas até isso está difícil. 

“Só queria trabalhar para ter onde morar”.

Alimentados pelo Sefras, os irmãos Botelho fazem parte de um microcosmo da fila da fome, em que jovens são jogados para a rua, com pouca instrução e a esperança de trabalhar, constituir família e se ver livre da miséria. Sorridentes, acreditam que seu futuro será muito melhor. Polivalentes, Alan até se orgulha de sua sobrancelha impecável. Aprendeu sozinho e já atualizou no currículo.  

___

*Imagens do atendimento no serviço Chá do Padre, onde mais de 3000 pessoas por dia são atendidas com alimentos e cobertores e/ou participação em oficinas e encaminhamentos.


🧡 💪🏿Faça parte deste movimento solidário e ajude a levar alimento para quem tem fome.

👉🏾👍🏿Para doar, acesse doesefras.org.br e/ou entre em contato em nossas Centrais de Doações e Voluntariado:

📞 SP: (11) 3795-5220 (WhatsApp)

📞 RJ: (21) 96927-9888

7 visualizações0 comentário
bottom of page