top of page
  • Foto do escritor

Ocupar o SEFRAS nunca foi tão Fraterno!

Nem mesmo a chuva que pairou sobre São Paulo neste inverno, foi capaz de interromper o modelo de voluntariado proposto pela Thaís de Oliveira, moradora de Duque de Caxias (RJ). A jornalista, idealizadora do Conexão Fraterna, trouxe ao SEFRAS a ideia de mostrar os projetos de forma dinâmica, através das nossas redes sociais. Assim nasceu a campanha OcupAção Fraterna.

O objetivo do OcupAção foi mostrar os projetos atrelados ao SEFRAS nos stories, de maneira a levar o público a conhecer os bastidores dos trabalhos desenvolvidos pelos funcionários e voluntários, desde os setores administrativos até os serviços mais operacionais e imediatos, como os que estão sendo desenvolvidos na Tenda Franciscana.

O primeiro dia de ocupação foi marcado pela visita à Casa Franciscana, um espaço de convivência para a população em situação de rua e ao Recifran, uma proposta de trabalho colaborativo que promove renda através da coleta seletiva. O tradicional Chá do Padre também fez parte do roteiro e lá foram mostradas as instalações e os diferentes atendimentos fornecidos pelo projeto.

No fim de semana, a experiência já vivida pela Thaís na Tenda Franciscana do Rio de Janeiro, foi mostrada por outra ótica através de entrevistas com uma voluntária e com o frade responsável pela Tenda de São Paulo, Frei João Paulo.

Na segunda-feira, a jornalista visitou o Bazar Franciscano, espaço recentemente reformulado e que funciona a partir das doações recebidas pelo SEFRAS. A Casa de Clara, espaço de convivência para idosos, também foi um dos locais que receberam a OcupAção Fraterna; no fim do dia, Thaís conheceu a Casa de Assis, um centro de acolhida para imigrantes, onde afirma ter se emocionado muito com tudo que viu: “É lindo saber que existe um local em que é possível ser acolhido com amor, depois de ter passado por tantas situações em que é necessário abandonar seu local de origem. A Casa de Assis representa o comprometimento de Francisco em amar o diferente.” disse Thaís.

O último dia de ocupação foi marcado pela presença da franciscana no Centro de Referência e Acolhida para Imigrantes – CRAI – onde é feito o atendimento com atividades socioeducativas e encaminhamentos para as Casas de Acolhimento. Além disso, Thaís movimentou o dia da Sede do SEFRAS, mostrando todos os setores administrativos desde o setor de tecnologia da informação até o desenvolvimento institucional.

A OcupAção Fraterna aconteceu entre os dias 13 e 18 de agosto e trouxe a oportunidade para todos conhecerem mais de perto os serviços do SEFRAS. A parceria com o Conexão Fraterna, que está apenas começando, foi fundamental para que a campanha ocorresse de forma tão dinâmica. Os conteúdos estão disponíveis nos destaques do perfil @sefras.org.br  e do @conexaofraterna no Instagram.

14 visualizações0 comentário
bottom of page