top of page
  • vitoriamartins3

Sefras acolhe a população em situação de rua neste inverno

Por: Vitoria Martins

O inverno ainda não chegou oficialmente. Porém, desde o feriado de Tiradentes, em 21 de abril, as temperaturas da capital paulista têm caído para 13º C, ou menos, com o início da transição climática do outono para o inverno.

Tradicionalmente, a estação mais fria do ano apresenta, em São Paulo, temperaturas mais geladas em comparação às outras estações. Durante esse período, as mínimas variam entre 10º-14º C e as máximas entre 19º-23º C.

Este ano, a estação deve ser marcada pela atuação do El Niño. Esse fenômeno meteorológico altera de forma significativa a temperatura das águas do Oceano Pacífico, podendo causar períodos mais chuvosos na capital paulista, como apontado pelo portal MetSul.

Com isso, o Sefras deu início à sua acolhida anual de inverno antecipadamente.

Foto da ação de acolhimento realizada pelo Sefras no Chá do Padre. A imagem mostra pessoas em situação de rua sentadas jantando e na fila para pegar comida, assim como as camas dispostas no salão.

Resposta Emergencial ao Frio

Todos os anos a Prefeitura da Cidade de São Paulo realiza o Plano de Contingência para Situações de Baixas Temperaturas, buscando minimizar os efeitos do frio para população em situação de rua.

As ações ocorrem quando as temperaturas atingem 13º C ou menos, e é fornecido um local quente e seguro para passar a noite, banhos, distribuição de cobertores e alimentação.

O Sefras atua conjuntamente com a Prefeitura nessa ação, e desde o feriado de Tiradentes estamos acolhendo a população em situação de rua em nossos serviços. Num primeiro momento foram abertas 100 vagas de pernoite no Chá do Padre, e agora estamos com mais 50 vagas na Casa Franciscana - SP e 10 na Casa de Assis.

Como posto por Frei José Francisco:

Temos o compromisso de abrir as portas para o pernoite sempre que a temperatura chegar a 13ºC, no intuito de amenizar os efeitos da baixa sensação térmica para quem vive em situação de rua. É uma forma de garantir uma noite tranquila e mais aquecida.

Compartilhe seu amor, Doe calor

Peça de comunicação feita para divulgação da campanha de acolhida de inverno "Compartilhe Amor, Doe Calor" realizada pelo Sefras.

A campanha de acolhida de inverno deste ano nos chama a compartilhar nosso amor, e doar calor para quem mais precisa.

Doando para o Sefras, você ajuda a população em situação de rua a se aquecer e se alimentar nesses meses de baixas temperaturas.

Você pode contribuir fazendo um pix para a chave sefras@sefras.org.br ou doando pelo site da campanha!

O Sefras

O Sefras é uma organização humanitária que luta todos os dias no combate à fome, a violações de direitos e inserção econômica e social de populações extremamente vulneráveis: pessoas em situação de rua, crianças pobres, imigrantes e refugiados, idosos sozinhos e pessoas acometidas pela hanseníase.

Guiados pelos valores franciscanos de Acolher, Cuidar e Defender, atua pelo Brasil atendendo mais de 4 mil pessoas todos os dias. São serviços diários que promovem apoio social e jurídico para população em situação de rua, acolhimento e inclusão social de imigrantes, contraturno escolar para crianças e adolescentes, convivência e proteção de idosos, além de ações de defesa dos direitos e melhoria de políticas públicas voltadas a esses grupos.

Para ajudar quem tem fome na cidade de São Paulo e do Rio de Janeiro, o Sefras atua distribuindo mais de 2 mil refeições diariamente, além de distribuir cestas básicas, itens de higiene e cobertores e roupas de frio.

Ajude o nosso trabalho nesse dia especial. Você pode ajudar doando itens , em São Paulo, no Chá do Padre, na Rua Riachuelo, 268 – Centro. Tel: (11) 3105-1623 e no Rio de Janeiro na Tenda Franciscana no Largo da Carioca, s/ n, Centro.

Você também pode doar qualquer quantia pelo nosso site ou pelo pix: sefras@sefras.org.br.


147 visualizações1 comentário
bottom of page