top of page
  • Foto do escritor

SEFRAS inaugura serviço itinerante de atendimento à população em situação de rua

No dia 27 de agosto, foi inaugurado o Centro de Promoção e Defesa dos Direitos da População em Situação de Rua (CPD PopRua) em parceria com a Prefeitura da Cidade de São Paulo. A inauguração do serviço contou com a presença do Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, da Secretária de Direitos Humanos, Ana Claudia Carletto e da subprefeita da Lapa, Fernanda Maria de Lima Galdino.

O Diretor Presidente do Sefras, Frei José Francisco, também esteve presente no evento, junto de demais representantes de serviços de assistência social – SAS Lapa, Consultório na Rua da Lapa e o Serviço de Abordagem Social 4 (SEAS 4).

O CPD PopRua consiste num equipamento público referenciado que utiliza a estrutura de um ônibus para o atendimento especializado à população em situação de rua. Busca promover a defesa dos direitos dessa população por meio da articulação entre agentes privados e redes de políticas públicas existentes no território, além da integração de esforços para a superação das vulnerabilidades e da situação de rua em que essa população se encontra.

Acredita-se que a ampliação do acesso dessa população aos serviços e equipamentos públicos, assim como a divulgação do tema, proporcionará a superação de preconceitos perante a sociedade.

A coordenadora do CPD PopRua, Gabriela Masteguin, afirma ser uma grande conquista dos movimentos sociais na luta pelos direitos da população em situação de rua. Ainda defendeu tratar-se de “um serviço inovador por sua característica itinerante, conseguindo alcançar pessoas em diversas regiões da cidade de São Paulo garantindo o direito ao atendimento integral e humanizado, ao recebimento e encaminhamento de denúncias de violações em direitos humanos e às superações das diversas vulnerabilidades”.

Funcionamento

Segunda – Sexta: das 10h às 17h

Sábados: das 10h às 16

81 visualizações0 comentário
bottom of page