top of page
  • vitoriamartins3

Sefras realiza Auto de Natal para celebrar o nascimento de Jesus

Neste dia 19 de dezembro, terça-feira, o Sefras realizou um Auto de Natal com os participantes da Casa Franciscana - Chá do Padre. Estiveram presentes as pessoas em situação de rua que frequentam o serviço, além de trabalhadores, voluntários e doadores.

Auto de Natal é uma apresentação teatral do nascimento de Jesus, com as figuras de Maria, José, os três Reis Magos e animais também retratados, como na cena apresentada  no Presépio. O evento ganha ainda mais destaque com a comemoração dos 800 anos da criação do Presépio, que São Francisco organizou em Greccio - Itália.

A celebração foi realizada em clima familiar e de solidariedade, com apresentações do grupo de coral das pessoas idosas da Casa de Clara - Belem, do grupo de violino e da bateria da Casa Perfeita Alegria - Peri. Além da distribuição de presentes e kits de Natal para as pessoas em situação de rua.


A história do Presépio

São Francisco de Assis foi um homem que buscou viver o Evangelho de forma muito concreta, trazendo para a sua vida as mesmas circunstâncias nas quais Jesus viveu. Inspirado no mesmo, distribuiu seus bens aos pobres, passava horas em meditação dentro de grutas como se colocasse dentro das chagas de Jesus, abdicou das riquezas de sua família e foi viver com os leprosos, como eram referidos na época as pessoas acometidas pela hanseníase.

Segundo Frei Marx dos Reis, diretor secretário do Sefras, “esse homem de gestos concretos teve uma grande admiração pelo fato de Deus ter se encarnado, ter pisado a mesma terra que os homens e feito isso como um pobrezinho, nascendo sem ter onde reclinar a cabeça, por isso buscou imitá-los de diversas formas”

Por isso, em 1223,  três anos antes de morrer, Francisco resolveu recriar o nascimento de Jesus. O local do primeiro presépio foi a pequena localidade de Greccio, a cerca de 90 quilômetros de Roma.

Com a ajuda de um cavaleiro local chamado Giovanni, Francisco escolheu uma caverna em um penhasco para a celebração da Santa Missa e comentou que desejava representar a memória daquele Menino que nascia em Belém. A cena ganhou vida com a presença de animais vivos, do feno e da manjedoura, as pessoas reunidas puderam assim aprofundar-se no mistério da Encarnação de uma nova forma.

Tempos mais tarde, a tradição de recriar o presépio de Jesus em Greccio foi se consolidando e espalhando por outras partes da Itália – e, com o passar do tempo, pelo mundo cristão inteiro.

O Sefras

O Sefras é uma organização franciscana que luta todos os dias no combate à fome, a violações de direitos e inserção econômica e social de populações extremamente vulneráveis: pessoas em situação de rua, crianças pobres, imigrantes e refugiados, idosos sozinhos e pessoas acometidas pela hanseníase.

Guiados pelos valores franciscanos de Acolher, Cuidar e Defender, atua pelo Brasil atendendo mais de 4 mil pessoas todos os dias. São serviços diários que promovem apoio social e jurídico para população em situação de rua, acolhimento e inclusão social de imigrantes, contraturno escolar para crianças e adolescentes, convivência e proteção de idosos, além de ações de defesa dos direitos e melhoria de políticas públicas voltadas a esses grupos.

Para ajudar quem tem fome na cidade de São Paulo e do Rio de Janeiro, o Sefras atua distribuindo mais de 2 mil refeições diariamente, além de distribuir cestas básicas, itens de higiene e cobertores e roupas de frio.

Ajude o nosso trabalho nesse dia especial. Você pode ajudar doando itens , em São Paulo, no Chá do Padre, na Rua Riachuelo, 268 – Centro. Tel: (11) 3105-1623 e no Rio de Janeiro na Tenda Franciscana no Largo da Carioca, s/ n, Centro.

Você também pode doar qualquer quantia pelo nosso site ou pelo pix: sefras@sefras.org.br.

79 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page