top of page
  • Foto do escritor

Semana Laudato Si’ 2020 – A solidariedade é um ato de cuidado com a Casa Comum

Semana Laudato Si’ 2020 – A solidariedade é um ato de cuidado com a Casa Comum

O ano de 2020 marca o quinto aniversário da Laudato Si’, que foi assinada em 24 de maio de 2015. A encíclica do Papa Francisco sobre o cuidado com a casa comum, Laudato Si’, é uma inspiração durante momentos de dificuldade. Ela nos encoraja a refletir sobre os valores que compartilhamos e a criar um futuro mais justo e sustentável.

O tema global da Semana Laudato Si’ é “Tudo está interligado”. Durante a Semana Laudato Si’, os povos ao redor do mundo se unirão para refletir e debater sobre as lições deste momento. Enquanto o mundo enfrenta uma crise histórica, nós refletimos e nos preparamos para construir um mundo melhor.

A Laudato Si’ foi acolhida como um documento profundo e cheio de beleza, e impulsionou pessoas ao redor do mundo a refletirem mais profundamente sobre o Criador e a criação. A sua visão da ecologia integral, que vê as conexões entre como tratamos Deus, a natureza e uns aos outros, nos oferece verdades simples porém profundas sobre os laços que nos unem.

Para o SEFRAS – Serviço Franciscano de Solidariedade a Semana Laudato Si’ se torna mais que oportuna, essencial, por isso estenderemos a programação até o dia 05 de junho. Acreditamos que a solidariedade é um ato de cuidado com a Casa Comum, por isso as atividades ordinárias da #AçãoFranciscana de garantia de alimentação estarão contempladas na programação oficial.

Além disso, a programação contará com momentos on-line de mística e também debates sobre o tema. Para Frei Marx Rodrigues, diretor secretário do SEFRAS e também coordenador de formação e espiritualidade “a Semana Laudato Si’  extrapola os limites sazonais, pois enquanto movimento humanitário acreditamos que os problemas ambientais são questões sociais. É dentro dessa realidade que vemos o ser humano e a terra em uma construção unitária, dessa forma, quando vemos o sofrimento humano, conjuntamente estamos vendo o sofrimento da natureza, como o Papa Francisco nos alerta: ‘O ambiente humano e o ambiente natural degradam-se em conjunto; e não podemos enfrentar adequadamente a degradação ambiental, se não prestarmos atenção às causas que têm a ver com a degradação humana e social.’ A partir daí, podemos reafirmar nosso compromisso franciscano de acolher, cuidar e defender a Casa Comum!”

Confira a programação completa do SEFRAS aqui.

Para saber mais acesse o site oficial da Semana Laudato Si’ 2020, clique aqui.

4 visualizações0 comentário
bottom of page