SOS Franciscano: Sefras protege vidas nas noites frias
- Melissa Galdino
- há 2 dias
- 2 min de leitura
Na primeira etapa da campanha, 70 pessoas em situação de rua estão sendo cuidadas frente a baixas temperaturas.

Com a chegada das ondas de frio, o Sefras - Ação Social Franciscana, deu início à campanha SOS Franciscano – Baixas Temperaturas. A iniciativa, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) de São Paulo, oferece acolhida noturna para pessoas em situação de rua, com distribuição de refeições, roupas, cobertores, banhos e itens de higiene pessoal.
A abertura das casas em noites frias já acontece há alguns anos, sempre durante os meses de outono e inverno, de abril a setembro, período que pode ser estendido quando as temperaturas atingem ou ficam abaixo de 15 °C. Neste ano, o pernoite teve início na Casa Franciscana – Chá do Padre, no centro de São Paulo, com 70 vagas disponíveis.

O Sefras tem a expectativa de estender a operação para a Casa Franciscana – Cambuci, com mais 70 vagas, devido à alta demanda na região central da cidade.
Cada Casa Franciscana deve acolher quase dez mil pessoas até o fim da campanha. “Uma parte fundamental do trabalho franciscano é acolher quem precisa, como as pessoas que enfrentam frio, fome e exclusão nas ruas. Mesmo que não haja frio, pois as temperaturas estão inconstantes no mundo inteiro, estaremos com nossas portas abertas nestas noites para cuidar de quem nos procura”, afirma Frei Vagner Sassi, diretor-presidente do Sefras.
Para qualificar ainda mais o acolhimento, o Sefras está recebendo doações de roupas, cobertores, meias, sapatos e também contribuições via PIX (sefras@sefras.org.br).
Serviço
A Casa Franciscana - Chá do Padre está localizada na Rua Riachuelo, 268, na Sé, e funciona todos os dias, das 07h às 19h (exceto durante a Operação Baixas Temperaturas, em que o horário é ampliado). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3105-1623.
Sobre o Sefras
Sefras é uma organização social apartidária e de princípios franciscanos com 25 anos de ação em São Paulo e no Rio de Janeiro. A entidade atende diariamente mais de 4 mil pessoas, combatendo violações de direitos, promovendo a inserção econômica e social de populações extremamente vulneráveis e lutando contra a fome e a desigualdade.
Comments