top of page
  • Foto do escritor

Tenda Franciscana: a vivência da casa comum no centro de São Paulo

Fotografia: Danilo Quadros


A encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco, nos ensina a importância em zelar pela Casa Comum, ou seja, em cuidar de todos os seres que compõem a natureza. O Serviço Franciscano de Solidariedade – SEFRAS, exercita vivenciar esse ensinamento em todos os programas, projetos, debates e ações. Uma rica experiência é a Tenda Franciscana.

A tenda é um dentre os muitos projetos que compõe a Ação Franciscana de combate à COVID-19. Localizada no Largo São Francisco, tem como objetivo distribuir marmitas prontas para a população em situação de rua no centro de São Paulo. Com a situação da quarentena na cidade, muitos comércios fecharam suas portas, grupos e pessoas deixaram de distribuir alimentos na região e como consequência aqueles que dependiam dessas iniciativas passaram a viver com a incerteza da alimentação e o medo da fome.

Fotografia: Francio de Holanda


O Frei Diego Melo, ressalta a importância de estar ao lado daqueles que mais necessitam: “ Nós enquanto Serviço Franciscano de Solidariedade, estamos aqui para reafirmar o nosso compromisso de acolher, cuidar e defender aqueles que mais precisam” Frei Diego é o Vice-Diretor Presidente do SEFRAS e assumiu neste tempo a coordenação da tenda, contando com o apoio de outros frades, irmãs e principalmente de voluntários.

Diariamente, são distribuídas 2.600 refeições para pessoas em situação de rua ou pessoas que de alguma forma perderam seu sustento em decorrência da pandemia. Esse trabalho solidário só é possível graças as doações que temos recebido, do voluntariado de diversas pessoas que sensibilizadas vieram somar nessa missão.

Tomando todos os cuidados necessários quanto a proteção dos Frades e voluntários, como a utilização de EPIs, orientação de distanciamento seguro na fila e higienização das mãos dos acolhidos, essa iniciativa busca garantir de forma segura a distribuição de alimentos.

Hoje faz dois meses que iniciamos o projeto e percebemos a cada dia o quanto ainda temos a fazer. Para que possamos continuar com este trabalho, sua contribuição é muito importante.

Acesse nossas plataformas de doação e contribua com essa causa!

Para doar quentinhas prontas clique aqui.

Para doar de forma on-line, via cartão de crédito e boleto bancário, clique aqui.

30 visualizações0 comentário
bottom of page