top of page
  • Foto do escritor

Tenda Franciscana celebra cinco meses e recebe prêmio da Prefeitura Municipal de São Paulo

A Tenda Franciscana, localizada no Largo de São Francisco, celebra, dia 27, cinco meses de atuação na região central da capital paulista. A tenda faz parte da campanha emergencial de enfrentamento ao novo Coronavírus, e atende mais de 2.000 pessoas todos os dias, dentre refugiados, população em situação de rua e um crescente número de desempregados.

Nesta mesma semana, recebemos com alegria, a notícia de que a experiência da Tenda foi premiada com menção honrosa em uma iniciativa da Secretaria Municipal de Direitos Humanos da Prefeitura de São Paulo.

O projeto “Prêmio 19 de agosto” tem como objetivo reconhecer iniciativas que promovem a autonomia, a autoestima e a organização de pessoas em situação de rua. O prêmio recebe esse nome em homenagem ao dia de luta da população em situação de rua, data que marca o massacre desta população, ocorrido em 2004 na Praça da Sé.

A premiação é muito importante para o SEFRAS, pois o trabalho de acolhida, cuidado e defesa da população em situação de rua acontece há mais de 20 anos, antes mesmo da estruturação organizacional. E esse ano, por conta da pandemia do novo Coronavírus, as ações se tornaram ainda mais importantes, são emergenciais.

“Iniciamos a Ação Franciscana como um plano emergencial, mas logo no final da primeira etapa, já percebemos que era só o início de um trabalho de longo prazo. Temos lutado contra três grandes males nas ruas e em comunidades brasileiras: a fome, pois milhares de pessoas não têm o que comer com o isolamento; a febre, com o avanço implacável da Covid-19 nos grupos vulneráveis; e o frio dos mais empobrecidos e desvalidos com a aproximação do inverno. A situação se agrava, pois, muitos dos que atendemos tiveram suas fontes de rendas reduzidas ou até mesmo cortadas” destaca o diretor-presidente do SEFRAS, Frei José Francisco.

A Tenda Franciscana se transformou num grande espaço de conversão e encontro de pessoas que acreditam no movimento. Esses meses de trabalho intenso nos revelaram que estamos apenas no início de enfrentamento e mitigação dos impactos econômicos e sociais da pandemia.

A cerimônia de premiação será virtual, dia 27/08, às 17h30min, e acontecerá pela plataforma Teams. Para participar basta acessar o link: http://tiny.cc/premio19agosto

Nossa gratidão a todas e todos que contribuem para manter vivo e atuante esse grande movimento de solidariedade. Paz e bem!

10 visualizações0 comentário
bottom of page